SóProvas


ID
1594417
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
EBSERH
Ano
2015
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A resposta inflamatória sistêmica do organismo ou estado inflamatório sistêmico é uma entidade clínica bem definida, que pode ocorrer em resposta a diversos tipos de agressões, inclusive durante a circulação extracorpórea. As proteínas que participam da resposta inflamatória são:

Alternativas
Comentários
  • A inflamação é uma reação caracterizada por reação de vasos sanguíneos, levando ao acúmulo de fluidos e leucócitos nos tecidos extravasculares, com objetivos de destruir, diluir e isolar os agentes lesivos. Os participantes do processo inflamatório são: parede vascular, células inflamatórias do sangue, mastócitos, fibroblastos e macrófagos, residentes no tecido conjuntivo, proteoglicanas, fibras colágenas e elásticas e membrana basal. As alterações inflamatórias se dão por mediadores químicos.

    Os mediadores químicos da inflamação derivados do plasma sanguíneo são, na sua maior parte, sintetizados no fígado e encontram-se circulando no plasma, na sua forma inativa, sendo ativados no sítio da inflamação.

    As proteínas circulantes de três sistemas inter-relacionados estão ligados em diversos aspectos da reação inflamatória. São eles: Sistema complemento; Sistema das cininas; Sistema da coagulação.

    O sistema complemento (SC) é o principal mediador humoral do processo inflamatório junto aos anticorpos. Está constituído por um conjunto de proteínas, tanto solúveis no plasma como expressas na membrana celular, e é ativado por diversos mecanismos por duas vias, a clássica e a alternativa.

    O Sistema das Cininas gera peptídeos vasoativos, a partir de proteínas plasmáticas, denominadas cininogênios, por proteases específicas chamadas de calicreínas. Este sistema resulta na liberação do nanopeptídeo vasoativo bradicinina, um agente que aumenta a permeabilidade vascular, causa contração do músculo liso, dilatação dos vasos sanguíneos e dor quando injetada na pele.

    Sistema de Coagulação, que induz a formação de trombina, fibrinopeptídeos e fator X (todos com propriedades inflamatórias).

    Gabarito do Professor: Letra D


    Bibliografia

    Iturry-Yamamoto GR, Portinho CP. Sistema complemento: ativação, regulação e deficiências congênitas e adquiridas. Rev. Assoc. Med. Bras., São Paulo , v. 47, n. 1, p. 41-51, Mar. 2001 .

    http://www.bv.fapesp.br/pt/auxilios/3372/biologia-...