SóProvas


ID
1594579
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
EBSERH
Ano
2015
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Paciente, 53 anos, sexo feminino, atua como zeladora em uma grane empresa. Durante seu turno de trabalho, procurou ambulatório da empresa referindo ardência nos olhos, tosse, cefaleia, tontura, fraqueza, hipotensão e taquicardia. Relata que os sintomas iniciaram imediatamente após a limpeza do sanitário da oficina e acredita que “passou mal porque pegou pesado no trabalho, porque caprichou na água sanitária para desencardir”. Sobre esse caso, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • O hipoclorito de sódio é um produto com moderada toxidade e utilizado para tratamento de água de piscinas residências, saunas, clubes; branqueamento de papéis, celulose, papelão, tecidos, estopas, barbantes fios e detergentes; fungicida e para o uso doméstico.

    É um forte oxidante. Pode causar danos permanentes nos olhos. É incompatível com ácidos, reagindo com violência e formando gás cloro. Reage com produtos orgânicos, resultando em fogo. Causa queimaduras no trato respiratório e na pele.

    Os vapores do produto são irritantes às mucosas do nariz, garganta e trato respiratório. Pode causar irritação intensa do nariz e da garganta. Tosse e respiração difícil. Risco de edema pulmonar e de pneumonite química. Risco de bronquite em exposição repetida.

    Nos olhos, causa conjuntivite, e em concentrações elevadas, edema nos olhos (aspecto leitoso na córnea até cegar).

    Na pele, provoca irritação, seguido de vermelhidão. Já se ingerido, causa irritação nas mucosas da boca e garganta, dores de estômago, e possível ulceração.

    Logo, de acordo com o caso a funcionária tem risco de desenvolvimento de pneumonite química, já que ela teve uma intoxicação por via inaltória.

    Resposta E

    Bibliografia

    Queiroz S. Tratado de Toxicologia Ocupacional. 2010.