SóProvas


ID
1594750
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
EBSERH
Ano
2015
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

O EAP (Edema Agudo de Pulmão) é uma forma grave de apresentação das descompensações cardíacas, constituindo uma emergência clínica que se manifesta por um quadro de insuficiência respiratória de rápido início e evolução. Diante desse quadro, o enfermeiro deve estar atento para as manifestações clínicas, que são caracterizadas por:

Alternativas
Comentários
  • Sinais e sintomas de edema agudo.
     

    Respiração curta com severa dificuldade respiratória.

    Fome de ar

    Respiração estertorosa; pode-se escutar o borbulhar do ar no pulmão.

    Ortopnéia-o doente sente necessidade de sentar, não tolera permanecer deitado.

    Batimento das asas do nariz (eventual)

    Expectoração sanguinolenta e espumosa (eventual)

    Uma radiografia de tórax pode mostrar o acúmulo de líquidos no pulmão.

    gabarito: E

  • O EAP é uma forma grave de apresentação das descompensações cardíacas, constituindo uma emergência clínica que se manifesta por um quadro de insuficiência respiratória de rápido início e evolução.
    Está associado a um elevado risco de vida para o paciente, tanto pelo quadro pulmonar agudo quanto pela doença cardiovascular subjacente. Na anamnese e exame físico deve-se pesquisar dor precordial (infarto agudo do miocárdio - IAM), tempo de evolução, fatores desencadeantes e um exame físico sumário avaliando sinais de insuficiência cardíaca global ou insuficiência cardíaca esquerda e de insuficiência respiratória aguda como: inquietação, ansiedade, obnubilação, frequência respiratória, tiragem, dispnéia, sibilos, tosse, expectoração de aspecto róseo, cianose e hipoperfusão periférica.
    Portanto a única alternativa que traz os sinais e sintomas compatíveis é a E, as demais traz sintomas que não estão relacionados como vômito em jato, poliúria, hiperglicemia, secreção amarelada pelas narinas, e outros.

    Gabarito do professor: Letra E

    Bibliografia Brunner LS, Suddarth DS. Tratado de Enfermagem: Médico-Cirúrgica. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2011.