SóProvas


ID
1596319
Banca
FCC
Órgão
TRE-RR
Ano
2015
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

Dentre as opções terapêuticas com que contam os profissionais da odontologia para o controle de quadros clínicos de periodontite agressiva incluem-se, prioritariamente,

Alternativas
Comentários
  • Inicialmente, é imperativo realizar o controle da infecção periodontal. Para isso, deve-se realizar a raspagem e o alisamento de todos os sextantes. A literatura prova que apenas a instrumentação periodontal é ineficaz para a completa eliminação da A. actinomycetemcomitans. Diversos tipos de tratamento já foram testados, mas os mais eficazes continuam sendo a orientação de higiene, o debridamento mecânico associado à terapia cirúrgica e à medicação sistêmica.

    Os antibióticos que obtiveram maior sucesso foram as tetraciclinas, às vezes prescritas seqüencialmente com o metronidazol. Além dessa combinação, outra recomendada é a associação do metronidazol com a amoxicilina, especialmente quando a bactéria A. actinomycetemcomitans já é resistente às tetraciclinas. Fonte: PERIODONTITE AGRESSIVA: relato de casos e revisão da literatura. Rev. Clín. Pesq. Odontol. 2007 jan/abr;3(1):23-31

     

    Termo DEBRIDAMENTO RADICULAR. Foi uma dúvida que tive, talvez seja boba, mas vai ai a explicação porque esse termo é mais iindicado do que "raspagem e alisamento radicular":

    Raspagem é o procedimento que objetiva a remoção de placa bacteriana e cálculo das superfícies do dente. O Aplainamento e alisamento radicular indica uma técnica de instrumentação na qual o cemento amolecido é removido e a superfície da raiz se torna dura e lisa. Entretando, com base em evidências, a excessiva remoção de substância dental não é justificável e tavez o termo debridamento radicular seja mais apropriado. Debridamento radicular pode, por isso, ser definido como a remoção de placa e/ ou cálculo da superfície radicular sem a intencional remoção de estrutura do dente.