SóProvas


ID
1596859
Banca
FCC
Órgão
TRT - 15ª Região (SP)
Ano
2015
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A Tuberculose Pulmonar pode se apresentar sob a forma primária ou pós-primária. A Tuberculose pós-primária é aquela que

Alternativas
Comentários
  • A tuberculose pode-se apresentar de forma pulmonar e extrapulmonar.

    Sendo que a pulmonar pode-se apresentar em primária, pós-primária e miliar.

    Primária – É mais comum em crianças e clinicamente apresenta-se, na maior parte das vezes, de forma insidiosa. O paciente apresenta-se irritadiço, com febre baixa, sudorese noturna, inapetência e o exame físico pode ser inexpressivo. 

    Pós-primária – Pode ocorrer em qualquer idade, mas é mais comum no adolescente e no adulto jovem. Tem como característica principal a tosse, seca ou produtiva. Em locais com elevadas taxas de incidência de TB, todo paciente que procure a unidade de saúde devido à tosse deve ter a TB incluída na sua investigação diagnóstica. A expectoração pode ser purulenta ou mucoide, com ou sem sangue. A febre vespertina, sem calafrios, não costuma ultrapassar os 38,5º C. A sudorese noturna e a anorexia são comuns. O exame físico geralmente mostra fácies de doença crônica e emagrecimento, embora indivíduos com bom estado geral e sem perda do apetite também possam ter TB pulmonar. A ausculta pulmonar pode apresentar diminuição do murmúrio vesicular, sopro anfórico ou mesmo ser normal. 

    Miliar - A denominação é vinculada ao aspecto radiológico pulmonar. É uma forma grave de doença e ocorre em 1% dos casos de TB em pacientes HIV soronegativos, e em até 10% dos casos em pacientes HIV soropositivos, em fase avançada de imunossupressão. A apresentação clínica clássica é a aguda, mais comum em crianças e em adultos jovens. Os sintomas são febre, astenia e emagrecimento, que, em associação com tosse, ocorrem em 80% dos casos. O exame físico mostra hepatomegalia (35% dos casos), alterações do sistema nervoso central (30% dos casos) e alterações cutâneas do tipo eritemato-máculo-papulo-vesiculosas.

    Fonte: http://www.cve.saude.sp.gov.br/htm/TB/mat_tec/manuais/MS11_Manual_Recom.pdf

  • Alternativa correta: letra C

     

    a) Errada. O item se refere à infecção LATENTE (Corresponde ao período compreendido entre a penetração do bacilo no organismo e o aparecimento da tuberculose doença.  É passível de intervenção medicamentosa, hoje denominada “tratamento da tuberculose latente”, em substituição ao termo “quimioprofilaxia”, anteriormente utilizado).

     

    b) Errada. Corresponde à infeccção PRIMÁRIA (Decorre da progressão da lesão inicial para doença clínica, a partir do foco pulmonar e/ou ganglionar ou em consequência de disseminação hematogênica.  Ocorre em 5% dos primoinfectados).

     

    C) CORRETA. Corresponde à infecção PÓS-PRIMÁRIA (Decorre do recrudescimento de algum foco já existente no organismo (reativação endógena) ou de exposição a nova carga bacilífera (reinfecção exógena), em geral, tempos depois da primoinfecção).

     

    d) Errada. Corresponde ao periodo de Infecção ou PRIMOINFECÇÃO (Lesão inicial pulmonar associada à adenopatia perihilar ou paratraqueal, que caracteriza o complexo primário de Hanke.  Pode ocorrer, neste momento, uma disseminação linfohematogênica sistêmica. Cerca de 90% dos indivíduos conseguem bloquear o avanço do processo, permanecendo apenas como infectados).

     

    e) Errada. Já explicada na alternativa "d".

     

    fonte: http://www.previdencia.gov.br/arquivos/office/4_110831-181722-149.pdf 

  • se manifesta em qualquer idade, sendo mais comum em adolescentes e adultos jovens, e decorre do recrudescimento de algum foco existente no organismo ou exposição à nova carga bacilífera tempos depois da primo-infecção.