vacina pneumocócica conjugada 13-valente (VPC-13) foi enviada para os Centro de Referências para Imunobiológicos Especiais (CRIE) de todos os estados do Brasil. Incorporada ao Sistema Único de Saúde (SUS) em março deste ano, a vacina é indicada para pacientes de alto risco, acima de cinco anos de idade, portadores de AIDS/HIV, pacientes oncológicos e transplantados.
O será de uma dose da VPC-13, seguida de uma dose da vacina pneumocócica polissacarídica 23-valente (VPP-23) dois meses depois.
Para os pacientes que transplantaram medula óssea, a recomendação é que sejam feitas três doses da pneumocócica-13 entre o terceiro e sexto mês após o transplante, com intervalo de dois meses entre elas. Após um ano, esses pacientes devem receber uma dose de VPP-23, com intervalo de seis a oito semanas após a última dose da VPC-13.
A vacinação protege contra doenças pneumocócicas, causadas pela bactéria doença (conhecida como pneumococo), que são uma das principais causas de morbidade e mortalidade em todo o mundo, com grande relevância em saúde pública. De acordo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) de 2012, pneumococo é a causa mais comum de pneumonia comunitária severa em adultos na Europa e nos Estados Unidos (30% a 50% dos casos).