-
> Quatro princípios são importantes para o relacionamento e a convivência social no trânsito:
O primeiro deles é a dignidade da pessoa humana, do qual derivam os Direitos Humanos e os valores e atitudes fundamentais para o convívio social democrático, como o respeito mútuo e o repúdio às discriminações de qualquer espécie, atitude necessária à promoção da justiça.
O segundo princípio é a igualdade de direitos. Todos têm a possibilidade de exercer a cidadania plenamente e, para isso, é necessário ter equidade, isto é, necessidade de aceitar as diferenças entre as pessoas para garantir a igualdade, o que, por sua vez, fundamenta a solidariedade.
Um outro é o da participação, que fundamenta a mobilização da sociedade para organizar-se em torno dos problemas de trânsito e de suas consequências.
Finalmente, o princípio da co-responsabilidade pela vida social, que diz respeito à formação de atitudes e a aprender a valorizar comportamentos necessários à segurança no trânsito, à efetivação do direito de mobilidade a todos os cidadãos e o de exigir dos governantes ações de melhoria dos espaços públicos.
-
Amigo Célio Espíndola onde eu encontro essa informação?
-
Gentileza informar a fonte.
-
http://www.autoescolaipe.com.br/estudos/c5/direcao-defensiva/t37/introducao
-
Manual de Direção Defensiva, maio 2005.
Link para download:
http://www.vias-seguras.com/documentacao/arquivos/denatran_manual_de_direcao_defensiva_maio_2005
-
GABARITO "C" -PARTICIPAÇÃO
RESUMINDO:
SÃO 4 princípios >>>>
1- Dignidade da pessoa humana, do qual derivam os Direitos Humanos e os valores e atitudes fundamentais para o convívio social democrático, como o respeito mútuo e o repúdio às discriminações de qualquer espécie, atitude necessária à promoção da justiça.
2-Igualdade de direitos. Todos têm a possibilidade de exercer a cidadania plenamente e, para isso, é necessário ter equidade, isto é, necessidade de aceitar as diferenças entre as pessoas para garantir a igualdade, o que, por sua vez, fundamenta a solidariedade.
3- Participação, que fundamenta a mobilização da sociedade para organizar-se em torno dos problemas de trânsito e de suas consequências.
4- co-responsabilidade pela vida social, que diz respeito à formação de atitudes e a aprender a valorizar comportamentos necessários à segurança no trânsito, à efetivação do direito de mobilidade a todos os cidadãos e o de exigir dos governantes ações de melhoria dos espaços públicos.
FONTE: http://www.vias-seguras.com/layout/set/print/educacao/programas_escolares_de_educacao_para_o_transito/aulas_de_educacao_no_transito/aula_14_comportamento_no_transito
-
participação