-Profilaxia de Úlcera péptica
A úlcera de stress são as causas mais comum de hemorragia digestiva em pacientes de terapia intensiva, e a presença de hemorragia em decorrência destas lesões está associada a um aumento de 5 vezes no risco de mortalidade quando comparados ao risco dos pacientes em UTI que não apresentam hemorragia.
A prevenção da úlcera péptica é uma intervenção necessária em pacientes críticos. A preocupação com a profilaxia das úlceras de stress deve-se ao seu potencial como fator de incremento de risco para pneumonia nosocomial. Agentes que elevam o pH gástrico podem promover o crescimento de bactérias no estômago, principalmente bacilos Gram-negativos. A profilaxia da úlcera péptica no bundle é realizada com medicamentos, bloqueadores H2 são preferíveis ao sucralfato. Inibidores de bomba de prótons podem ser alternativa eficaz ao uso de sucralfato ou antagonistas H2. A disponibilização de formulações endovenosas tornou-os o cuidado padrão em UTIs.
Há evidencia de que eles sejam pelo menos tão bons quanto os bloqueadores H2, e possivelmente melhores. Os inibidores de bomba de prótons tendem a propiciar um melhor controle do pH do que os agentes antagonistas de receptor H2 de histamina. Há pouco dados comparando estes regimes, mas a evidencia disponível indica que eles são tão bons quanto os bloqueadores de H2.
Referência: BUNDLE PREVENÇÃO DE PNEUMONIA ASSOCIADA À VENTILAÇÃO MECÂNICA