-
Letra A.
O que é apt-getEm qualquer sistema operacional há a necessidade de se instalar programas para que o uso do computador faça sentido. O problema é que, muitas vezes, o processo de instalação é trabalhoso, forçando o usuário a procurar arquivos indispensáveis ao software (dependências) ou a editar scripts, por exemplo.
Para poder lidar com esse e com problemas oriundos, desenvolvedores da distribuição Debian Linux criaram o APT (Advanced Packaging Tool), uma ferramenta para instalar e atualizar pacotes (e suas dependências) de maneira rápida e prática. Não demorou para que o APT fosse utilizado em outras distribuições, sendo padrão no Debian e no Ubuntu (já que este é baseado no Debian)
Fonte: http://www.infowester.com/aptget1.php
-
Gabarito é a letra "a", apt-get.
-
Observações: Embora o gabarito tenha sido (a) apt-get a alternativa (b) não está incorreta
(b) dpkg
O utilitário "dpkg", projetado para "debian packages", também pode ser usado no Ubuntu. Tanto o apt-get quanto o dpkg podem ser usados no Debian e no Ubuntu (distribuição linux baseada no Debian). Mais informações em: https://help.ubuntu.com/lts/serverguide/dpkg.html
Já as alternativas (d) rpm e (e) yum são relativas a utilitários gerenciadores de pacotes usados em distribuições oriundas do "Red Hat": RHEL (Red Hat Enterprise Linux), CentoOS e Fedora entre outras, que são baseadas no gerenciador de pacotes RPM.
-
Questão com duas respostas apt get e DPKG, como a banca é UFPR não me surpreende, essa banca é muito ruim.
-
SINTAXE:
apt-get remove nome_pacote
-
Resolvendo a dúvida do Renan Teixeira, NÃO HÁ DUAS RESPOSTAS!
Observe este trecho do enunciado da questão:
...Para realizar a instalação correta é necessário verificar a dependência de bibliotecas, compatibilidade com o sistema operacional, dentre outras tarefas....
O DPKG não resolve dependências e não funciona online como o APT.
Sabendo disto verificamos que o GABARITO DA QUESTÃO: ALTERNATIVA A ( apt-get)
-
"Instalar ou remover um software de um computador... No Linux Ubuntu 12.04, através do Ubuntu Software Center..."
Fim da Central de Programas do Ubuntu ou Software Center, em inglês. A loja de apps do Ubuntu não foi muito bem como a Canonical previa e uma série de problemas de performance vinha foram críticados duramente pelos usuários. Agora, o Ubuntu 16.04 usa o GNOME Software para facilitar a busca de novos aplicativos e permitir ao usuário acesso aos programas instalados na máquina.
FONTE: Q762228
Comentário do colega Rinaldo Garcia