SóProvas


ID
1599922
Banca
FUNRIO
Órgão
UFRB
Ano
2015
Provas
Disciplina
Mineração

O shale gas, também chamado de gás não convencional e ERRONEAMENTE de gás de xisto, encontra-se aprisionado em rochas sedimentares de baixa permeabilidade (rochas olegeínas), nas mesmas rochas em que foi gerado a partir da deposição e posterior transformação de matéria orgânica por processos diagenéticos. É diferente do gás convencional, que migra a partir das rochas geradoras para rochas reservatórios, com características de maior permeabilidade, o que torna a extração mais fácil. No Brasil, o shale gas pode ser encontrado nas Bacias Sedimentares do Parnaíba (Maranhão e Piauí), Recôncavo (Bahia), São Francisco (Bahia e Minas Gerais), Parecis (Mato Grosso) e Paraná (desde Mato Grosso do Sul até o Rio Grande do Sul).


Qual é a correta denominação do SHALE GAS.

Alternativas
Comentários
  • Folhelho, ou xisto fino é o nome dado a uma rocha sedimentar de origem detrítica, que pertence ao subgrupo das rochas argiláceas, devido à natureza dos seus principais constituintes. É por vezes confundida com a rocha metamórfica xisto.

  • O gás de folhelho, encontrado em áreas de permeabilidade relativa e também chamado de “gás de xisto”, é um dos três tipos de gases não-convencionais cuja ocorrência não está associada a bolsões de gás armazenados a partir das camadas de petróleo. Estas produzem o gás fóssil convencional, encontrado na plataforma continental e outras regiões do País. Os demais gases não-convencionais são o confinado (tight gas), com ocorrência em rochas impermeáveis ou de baixa permeabilidade, e o metano associado a camadas de carvão.

    Fonte: http://www.ipt.br/noticia/616.htm