SóProvas


ID
1600042
Banca
FUNRIO
Órgão
UFRB
Ano
2015
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Em um experimento laboratorial controlado, populações de uma espécie X de minhoca apresentaram sobrevivência média de 90%, quando criadas em condições ótimas de temperatura e oxigênio do solo. Por outro lado, populações dessa mesma espécie de minhoca apresentaram, nas mesmas condições de temperatura e umidade anteriores, sobrevivência média de apenas 55%, quando a umidade do solo caiu para menos de 40%. As diferenças encontradas podem ser explicadas por um importante conceito ecológico, também denominado de

Alternativas
Comentários
  • O enunciado da questão apresenta uma incongruência a respeito dos fatores que se mantêm constantes: ele fala,inicialmente que a temperatura e umidade assim se  manteriam e depois fala da redução desse mesmo fato. De todo modo, seguem alguns eslcarecimentos a respeito das opções:

    a) Lei da umidade mínima(Não existe conceito Ecológico com essa denominação)

    b) Lei do mínimo de Liebeg. (Também conhecida como Lei dos Mínimos de Liebig; Lei dos Mínimos; Lei da Dominância de Feedback (Berryman, 1993), Quinto Princípio (Berryman, 2003), este postulado enuncia que apesar de a natureza funcionar como um conjunto intricado de fatores correlacionados, para uma dada espécie, apenas poucos destes fatores, um ou dois de modo geral, serão de fato, limitantes ao desenvolvimento de suas populações. Além disso, mesmo que os demais fatores estejam em suas condições ótimas, a carência daqueles que são limitantes, irá afetar decisivamente o desenvolvimento de uma dada população de organismos.(GABARITO)

    c) Lei da temperatura ótima. (Também não existe)

    d) Lei do máximo de Alle. (Também conhecida como O Efeito de Allee; O Princípio de Allee ou Segundo Princípio  (Berryman, 2003), este conceito destaca a importância dos co-específicos em uma população e associa vantagens adaptativas a esses agrupamentos. Segundo o autor, o sucesso de uma população pode estar diretamente relacionado a densidade populacional do grupo, a medida que o agrupamento aumenta a diluição ou saturação do predador, a vigilância ou agressão anti-predadores, a defesa cooperativa dos recursos e a defesa cooperativa contra predadores, a termorregulação social, a modificação coletiva ou o aperfeiçoamento do ambiente, a disponibilidade de parceiros, o sucesso da polinização ou fertilização, a reprodução e redução de cruzamentos de animais consangüíneos, deriva (drift) genética ou perda de integridade por hibridização (Stephens et al., 1999)".

    e) Lei do distúrbio intermediário.( Este postulado preconiza que a baixa diversidade de espécies ocorreria na ausência de distúrbios ou sob regimes de distúrbio muito intensos, devido à persistência de competidores superiores ou colonizadores, respectivamente, enquanto a diversidade máxima seria observada sob níveis intermediários de distúrbio). 

    Fonte: http://www.ecologia.info/leis-ecologia-populacional.htm e http://www.seb-ecologia.org.br/viiceb/resumos_professores/Conferidos/PDF/BAPdaGama.pdf