- ID
- 1600132
- Banca
- FUNRIO
- Órgão
- UFRB
- Ano
- 2015
- Provas
- Disciplina
- Técnicas em Laboratório
- Assuntos
Considere as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta.
I. A fotometria de chama é a mais simples das técnicas analíticas baseadas em espectroscopia atômica. Nesse caso, a amostra contendo cátions metálicos é inserida em uma chama e analisada pela quantidade de radiação emitida pelas espécies atômicas ou iônicas excitadas. Os elementos, ao receberem energia de uma chama, geram espécies excitadas que, ao retornarem para o estado fundamental, liberam parte da energia recebida na forma de raios X, o qual é medido.
II. Cromatografia é um método físico-químico de separação. Fundamenta-se na migração diferencial dos componentes de uma mistura heterogênea, em geral constituída por duas fases miscíveis: uma fase móvel e uma fase estacionária. De acordo com o tipo de fase móvel e estacionária utilizados as cromatografias podem classificadas em Cromatografia Gasosa, Cromatografia de Troca Iônica e HPLC (sigla de High Pressure Liquid Chromathography).
III. Radioimunoensaio (RIA – Radio Imuno Assay) é uma técnica baseada na competição de um antígeno presente na amostra em análise com um antígeno marcado com isótopo radioativo pelo mesmo anticorpo. A concentração do antígeno em análise será diretamente proporcional à radiação emitida. Trata-se de uma técnica com alta especificidade e sensibilidade, porém com elevado custo e grande risco operacional por manipular material radioativo.