SóProvas


ID
1600354
Banca
FUNRIO
Órgão
UFRB
Ano
2015
Provas
Disciplina
Agropecuária

A profilaxia da brucelose bovina, da raiva dos herbívoros e do carbúnculo sintomático é realizada pela adoção da seguinte medida. Assinale a alternativa correta:

Alternativas
Comentários
  • A imunização ativa ocorre quando o próprio sistema imune do indivíduo, ao entrar em contato com uma substância estranha ao organismo, responde produzindo anticorpos e células imunes (linfócitos T). Esse tipo de imunidade geralmente dura por vários anos, às vezes, por toda uma vida. Os dois meios de se adquirir imunidade ativa são contraindo uma doença infecciosa e a vacinação.

  • GABARITO LETRA A.

    Brucelose: vacina B19 (obrigatória) em fêmeas de 3 a 8 meses ou então vacina RB51 (facultativa) em fêmeas não vacinadas acima de 8 meses de idade.

    Raiva: vacina contendo vírus inativado, na dosagem de 2mL por animal, independentemente da idade, sendo aplicada por via subcutânea ou intramuscular. A vacinação é compulsória quando da ocorrência de focos da doença e deve ser adotada preferencialmente em bovídeos e equídeos com idade igual ou superior a 3 meses. Porém, em animais com idade inferior a três meses, poderá ser orientada caso a caso, de acordo com a avaliação técnica de um médico veterinário. Animais primo vacinados deverão ser revacinados 30 dias após a primeira vacinação. É importante ressaltar que os animais nascidos após a vacinação do rebanho deverão ser vacinados quando atingirem a idade de 3 meses recomendada. Os estados podem legislar complementarmente sobre a necessidade de vacinação compulsória e sistemática em áreas consideradas de risco.

    Carbúnculo Sintomático: a imunização ainda é a melhor chance para evitar a doença, ainda que as vacinas comerciais tenham se mostrado pouco eficazes, é possível a utilização de cepas de campo.