SóProvas


ID
1600453
Banca
FUNRIO
Órgão
UFRB
Ano
2015
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Sobre o posicionamento do paciente para o ato cirúrgico, deve-se ter em mente a sua correção, protegendo o mesmo de desconforto e principalmente do mau posicionamento para as diferentes variações de posições cirúrgicas. Baseado nisso e nos conhecimentos teóricos sobre posicionamento cirúrgico, considere o exposto nas opções abaixo e responda.


I) Existem três posições básicas, definidos como decúbitos dorsal, ventral e lateral. No decúbito ventral, também conhecido como posição supina, o ventre do paciente fica encostado na mesa e o dorso voltado para cima;


II) Existem três posições básicas, definidos como decúbitos dorsal, ventral e lateral. No decúbito dorsal, também conhecido como posição supina, o ventre do paciente fica encostado na mesa e o dorso voltado para cima;


III) A posição de litotomia é uma variação da posição em decúbito dorsal;


IV) O decúbito ventral é indicado para cirurgias de coluna vertebral e da região poplítea;


V) O decúbito ventral possui variações, sendo a posição ginecológica a que possui maior grau de variação.

Alternativas
Comentários
  • Posição prona ou decúbito ventral – o corpo está deitado com a face voltada para baixo. O sistema respiratório fica mais vulnerável na posição de decúbito ventral. Indicada para cirurgias da região dorsal, lombar, sacrococcígea, occipital e da região poplítea. A posição supina ou de decúbito dorsal - é aquela em que o paciente se encontra deitado de costas, com as pernas estendidas, os braços estendidos e apoiados em talas ou ao longo do corpo. O dorso do paciente e a coluna vertebral estão repousando na superfície do colchão da mesa cirúrgica. Pode-se utilizar travesseiros ou apoios de cabeça e abaixo dos joelhos, os braços em ângulo máximo de 90° com o corpo, manter as pernas descruzadas, deve-se ter atenção para a hiperextensão dos pés. Posição decúbito lateral ou de Sims - é indicada para toracotomias e cirurgias renais. Nessa posição o paciente fica deitado sobre um dos lados, para obter seu equilíbrio pela flexão da perna inferiormente colocada a extensão da superior, fixando-o transversalmente pelo quadril a mesa operatória. Essa posição também permite visualizar a região dos rins, a ponte da mesa de operação é levantada e a mesa é flexionada , de modo que a área entre a 12a costela e a crista ilíaca seja elevada. Posição de Litotomia ou ginecológica – é indicada para exames urinários, endoscópicos , cirurgias ginecológicas por via baixa e anuretais. Essa posição é derivada do decúbito dorsal, na qual se elevam os MMII, que podem ficar elevados em perneiras. Afirmativa I está errada porque o decúbito ventral também é conhecido como prona e não supina, a posição supina é a dorsal, em que as costas do paciente estão em contato com a mesa. Afirmativa II está errada já que o dorso fica em contato com a mesa e o ventre voltado para cima e não o contrário conforme traz o texto. Afirmativa III está correta conforme a descrição já apresentada da posição de litotomia. Afirmativa IV está correta conforme a descrição já apresentada da posição ventral e suas indicações. Afirmativa V está errada já que existem maiores variações da posição dorsal, como por exemplo a Trendelemburg reverso, em que o paciente está em decúbito dorsal com elevação da cabeça e tórax e abaixamento do MMII. Resposta D Bibliografia Brunner e Suddarth. Tratado de Enfermagem Médico-Cirúrgica, Guanabara Koogan, 12 edição, Rio de Janeiro, 2011.
  • Posição laterais ou Sims: Paciente permanece em decubito lateral, esquerdo ou direito, com a perna que esta do lado de cima flexionada, afastada e apoiada. Usada para cirurgias renais, coluna vertebral e pulmão.

    Posição Decúbito Dorsal (DD): è aquela que o paciente fica deitado de costas com os braços e pernas estendidas ao longo da mesa. Usada nas cirurgias gerais, torácica, crânianas e peritoniais. Colecistectomia, cesariana, tireoidectomia.

    Posição Decúbito Ventral ( DV): è aquela que o paciente fica deitado com abdomên para baixo. Usada em cirurgias da coluna, anûs, reto, e outros. Hemorroidectomia, hérnia de disco.

    Posição de Trendelenburg: Paciente colocado em DD, com cabeça e tronco em níveis mais baixos que os membros inferiores. Usada em cirurgia de abdômen inferior e pélvica.

    Posição de Fower ou sentada: paciente permanece semi sentado na mesa. Utilizada para mamoplastia, dreno de tórax. plásticas em geral.

    Posição litotômia ou ginecológica : em DD com as pernas flexionadas, afastadas, e apoiadas em perneiras acolchoada e os braços apoiados em talas. Usada em perioneoplastia, hemorroidectomia, histerectomia vaginal.

    Posição de canivete ou Kraske: paciente em DV na qual são levemente inclinadas, ficando os braços e pernas em posição oposta. com os braços apoiados em telas. Usadas em operações proctológicas, hemorroidectomia, fissuras e fístulas anais.

  • III) A posição de litotomia é uma variação da posição em decúbito dorsal;

    IV) O decúbito ventral é indicado para cirurgias de coluna vertebral e da região poplítea;