“Desenvolvimento sustentável é aquele que atende as necessidades do presente sem comprometer a possibilidade das gerações futuras de atenderem as suas próprias necessidades”
Gabarito: c
"Ser sustentável hoje em dia é mais do que uma moda, virou uma questão de necessidade até para que existam recursos para as gerações futuras. Por isso, é importante entender que a palavra sustentabilidade envolve de acordo com John Elkington o conceito do “Triple Botton Line”, ou seja, um projeto para ser considerado sustentável tem que ser: ecologicamente correto; economicamente viável e socialmente justo".
Fonte: http://www.techoje.com.br/site/techoje/categoria/impressao_artigo/1491
Letra C
O tripé da sustentabilidade, também chamado de triple bottom line,ou Social, Ambiental, Econômico corresponde aos resultados de uma organização medidos em termos sociais, ambientais e econômicos.
Social - Refere-se ao tratamento do capital humano de uma empresa ou sociedade.
Ambiental -Refere-se ao capital natural de uma empresa ou sociedade.
Econômico - Trata-se do lucro. É o resultado econômico positivo de uma empresa .
Muitas empresas têm desenvolvido os seus programas de responsabilidade social segundo a abordagem do “triple bottom line”, que se constitui na principal ferramenta do Índice de Sustentabilidade da Dow Jones (Dow Jones Sustainability Index) da Bolsa de Valores de Nova Iorque e do Índice de Sustentabilidade Social (ISE) da Bovespa.
O conceito se refere a um conjunto de indicadores utilizado para a avaliação do desempenho econômico das empresas e das suas ações de responsabilidade social e ambiental.
O consumo sustentável envolve o uso de produtos que respondam às necessidades básicas da humanidade, minimizando o uso de recursos naturais e a emissão de resíduos poluentes, visando obter melhor qualidade de vida sem comprometer recursos necessário às gerações futuras (BEKIN et al., 2007; BLACK, 2010a).
O conceito de sustentabilidade em instituições é retratado no termo ‘tripé da sustentabilidade’ (triple bottom line), em que estão contidos os aspectos sociais, econômicos e ambientais de maneira equilibrada (ELKINGTON, 1997; WILSON, 2015). O aspecto social está relacionado ao respeito aos direitos dos trabalhadores, à transparência de informações, ao bem-estar da sociedade. Já o aspecto econômico reflete na relação justa com as partes interessadas (stakeholders), ao crescimento econômico sustentável da instituição, ao avanço tecnológico. Por fim, o aspecto ambiental relaciona-se com a gestão de resíduos, com a preferência pelo uso de recursos renováveis e com a proteção à natureza (ELKINGTON, 1997; WILSON, 2015).
Relatório Brundtland "Nosso Futuro Comum", de 1987, elaborado pela Comissão Mundial sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento:
“Desenvolvimento sustentável é aquele que atende as necessidades das gerações presentes sem comprometer a capacidade das gerações futuras na satisfação de suas próprias necessidades.”
http://www2.dbd.puc-rio.br/pergamum/biblioteca/php/mostrateses.php?open=1&arqtese=0913122_2013_Indice.html>http://www2.dbd.puc-rio.br/pergamum/biblioteca/php/mostrateses.php?open=1&arqtese=0913122_2013_Indice.html
Bons estudos !!!
A Comissão Mundial sobre o Meio Ambiente e Desenvolvimento recomendou criar nova declaração universal sobre a proteção ambiental e o desenvolvimento sustentável: Relatório Brundtland (Nosso Futuro Comum). O relatório trouxe à comunidade global o conceito de desenvolvimento sustentável e delineou medidas propostas para integrar a questão ambiental e o desenvolvimento econômico. Dentre as medidas:
1- Prevensão da biodiversidade e ecossitema
2- Limitar o crescimento populacional
3- Garantir alimentação em longo prazo
4- Promover o desenvolvimento de tecnologias que admitem o uso de fontes energéticas renováveis
5- Diminuir o consumo de energia
6- Aumentar a produção industrial nos países não industrializados à base de tecnologias limpas
7- Criar estratégias de adaptação para o desenvolvimento sustentável
8- Implantar um programa de desenvolvimento sustentável