SóProvas


ID
1601005
Banca
CESGRANRIO
Órgão
IBGE
Ano
2013
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

As geografias feministas buscam superar os marcos da exclusão das mulheres dos altos escalões da disciplina geográfica organizada e da agenda de pesquisa que durante longo tempo ignorou a existência dessas geografias. A teoria feminista e a geografia feminista cresceram juntas. Um dos tipos de feminismos incorporado à geografia está centrado em concepções neopositivistas da objetividade as quais eliminam, supostamente, interesses sociais, valores e emoções de suas considerações, bem como se alinha a teorias produzidas por um observador racional e que são universalmente aplicáveis. Muitas das vezes, tal feminismo é criticado como uma ideologia burguesa. 

                    PEET, R. Modern geographical thought. Oxford: Blackwell, 2006, p. 247 e 251.  Adaptado.

No texto acima, menciona-se o seguinte tipo de feminismo:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO - A

    EMBASAMENTO?? estou sem entender - ver abaixo!

    Mais do que uma sub-disciplina específica da Geografia, a geografia feminista, atualmente, é frequentemente considerada como parte de uma ampla abordagem pós-moderna e crítica, muitas vezes utilizando as teorias de Michel Foucault, Jacques Derrida e Judith Butler, entre outros. Influências mais recentes incluem críticas ao feminismo dos teóricos pós-coloniais. 

    Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Geografia_feminista

  • Também achei que fosse pós moderno... pedi explicação, aguardemos!

  • Gabarito letra A.

    O Liberalismo tem a sua origem no pensamento liberal teve sua origem no século XVII, através dos trabalhos sobre política publicados pelo filósofo inglês John Locke. Já no século XVIII, o liberalismo econômico ganhou força com as idéias defendidas pelo filósofo e economista escocês Adam Smith.

    Podemos citar como princípios básicos do liberalismo:

    - Defesa da propriedade privada;

    - Liberdade econômica (livre mercado);

    - Mínima participação do Estado nos assuntos econômicos da nação (governo limitado);

    - Igualdade perante a lei (estado de direito).

    Como a própria questão enuncia - feminismos incorporado à geografia está centrado em concepções neopositivistas da objetividade as quais eliminam, supostamente, interesses sociais, valores e emoções de suas considerações, bem como se alinha a teorias produzidas por um observador racional e que são universalmente aplicáveis. Muitas das vezes, tal feminismo é criticado como uma ideologia burguesa. Por isso, não pode ser pós-modernismo que leva em consideração o aspecto social.

    Fonte - http://www.suapesquisa.com/o_que_e/liberalismo.htm

    Espero ter esclarecido.


  • Um dos pressupostos gerais da perspectiva liberal é a produção de teorias por um observador supostamente racional e que, por tal razão, possuem aplicabilidade universal, independente das dinâmicas locais. No texto em análise, menciona-se um tipo de feminismo que segue esse viés.
    A resposta correta é a letra A. 
  • A questão pergunta sobre o feminismo, não especificamente sobre a Geografia Feminista, nesse sentido, a resposta correta é o feminismo liberal, que se repagina na contemporaneidade com o neopositivismo.

  • burguesia é sempre ligada ao liberalismo, dai dava para matar essa questão.