SóProvas


ID
1601041
Banca
CESGRANRIO
Órgão
IBGE
Ano
2013
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

O Brasil é um país de múltiplos tempos e múltiplos espaços. A velocidade de incorporação de inovações tecnológicas é extremamente rápida em parcelas localizadas de seu território e, sincronicamente, vive-se em condições primitivas. O Brasil enquanto parcela da economia mundial constitui um dos segmentos mais dinâmicos, do ponto de vista dos indicadores econômicos; além de se inserir na categoria da economia-mundo que, segundo a teorização proposta por Immanuel Wallerstein, é tanto explorada quanto exploradora.

BECKER, B. e EGLER, C. Brasil. Uma nova potência regional na economia-mundo. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1994, p.18-28. Adaptado.

De acordo com a abordagem teórica dos autores sobre a economia-mundo, o Brasil se enquadra adequadamente na categoria de país

Alternativas
Comentários
  • RESPOSTA D

    Errei bonito! Desconheço essa classificação de país.

  • Países Semiperiféricos:Também chamados de Países em desenvolvimento ou Países Emergentes, se encontram em fase de desenvolvimento industrial, com maioria da população concentrada nas cidades. São menos desenvolvidos do que os Países Centrais e mais desenvolvidos do que os Países Periféricos.

    O maior exemplo de Países Semiperiféricos está representado pela BRIC (Brasil, Russia, Índia eChina), mas ainda podemos citar a África do Sul, a Argentina, o Chile, o México e a Turquia.

  • Gabarito D - semiperiférico, em decorrência de sua profunda heterogeneidade estrutural

    "A velocidade de incorporação de inovações tecnológicas é extremamente rápida em parcelas localizadas de seu território e, sincronicamente, vive-se em condições primitivas. " - BEM HETEROGÊNEO

  • D

    O Brasil é um país semiperiférico, em desenvolvimento, ou país emergente. Há a heterogeneidade estrutural, onde as riquezas estão mais concentradas nas cidades.

  • Qual o erro da letra E?

  • Desenvolvido / Central (EUA, Alemanha e Japão) = industrialização clássica, indústria avançada e tecnologia de ponta.

     

    Em desenvolvimento / Semiperiférico / Emergente (BRICS) = industrialização tardia, indústrias manufatureiras / com tecnologias menos avançadas e exportação de produtos primários.

     

    Subdesenvolvidos / Periféricos = exportação de produtos primários.

     

    *BRICS - Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul (países que tem apresentado crescimento acima da média nos últimos anos)