SóProvas


ID
1601044
Banca
CESGRANRIO
Órgão
IBGE
Ano
2013
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

No Centro-Oeste, na BR-163, uma das principais fronteiras consolidadas da agricultura moderna no estado de Mato Grosso, particularmente na área por nós denominada de área concentrada da soja, representada por Lucas do Rio Verde, Nova Mutum, Sorriso, Tapurah, Nova Ubiratã e Diamantino, vem-se instalando recentemente uma nova cadeia produtiva, a de carnes. A base do novo front é constituída por cadeias identificadas com produtos agrícolas específicos, como a soja e o milho.

BERNARDES, J. O novo tempo do capital no cerrado: a criação de novos territórios produtivos. In: Bernardes, J. e Aracri, L. (Org.). Espaço e circuitos produtivos. Rio de Janeiro: Arquimedes, 2010, p.16. Adaptado.

Na base desse novo front, a cadeia produtiva mencionada é identificada também pelo cultivo agrícola de

Alternativas
Comentários
  • D

    O açaí é uma cultura da Região Norte. O café faz parte da agricultura de SP e MG. O dendê é da região Nordeste, e a erva-mate é da Região Sul. Logo, o MT também possui algodão além da soja e do milho.

  • Algodão está se consolidando também no sul do Piauí, região próxima ao que é considerada a "última" fronteira agrícola do Brasil: MAPITOBA.

  • Conhecido como o celeiro do Brasil, o Centro-Oeste se tornou um dos mais importantes produtores agrícolas do país, destacando-se, dentre as suas atividades, a produção de:

    ALGODÃO (a maior do país);

    SOJA (a maior do país);

    MILHO (a maior do país); e

    Arroz.

    O Centro-Oeste tornou-se também o principal criador de gado bovino.

    Resposta: D