SóProvas


ID
1601116
Banca
CESGRANRIO
Órgão
IBGE
Ano
2013
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Havia, em 1980, apenas quatro cidades com mais de meio milhão de habitantes fora das nove Regiões Metropolitanas. Elas são nove em 1991 e 12 em 1996. Essas aglomerações (Brasília, Manaus e Goiânia, agora na casa de 1 milhão de habitantes, além de Campinas, São Luís do Maranhão, Natal, Teresina e Campo Grande) somavam 5,11 milhões de habitantes em 1980 e têm 7,428 milhões em 1991, o que representa um acréscimo de 44,23%, bem superior ao registrado pelas nove Regiões Metropolitanas, que foi de 22,33%.

SANTOS, M.; SILVEIRA, M. O Brasil - Território e sociedade no início do século XXI. Rio de Janeiro: Record, 2001. p.207.

Na concepção dos autores acima, os dados apresentados são indicativos de uma tendência na estrutura territorial brasileira denominada

Alternativas
Comentários
  • A desmetropolização é um fenômeno recente que consiste na “fuga” de pessoas e empresas dos grandes centros inchados e saturados para cidades de pequeno e médio porte.

    Além disso, a oferta de incentivos fiscais por parte de estados e municípios é um dos fatores que tem contribuído para essa desconcentração do processo produtivo, como pode ser evidenciado através da diminuição dos fluxos migratórios em direção às metrópoles, como Rio de Janeiro e São Paulo.

  • E

    É a desmetropolização, onde as pessoas saem do "caos" das regiões metropolitanas das capitais e procuram cidades menos populosas.

  • uma coisa que fiquei sem entender, qual a diferença da "desmetropolização" e a "favelização"? Já que ambas são ações de pessoas que deixam as cidades, por motivos diferentes mas os quais a acertiva não apresenta nenhuma..

  • Favelização é conjunto de favela e favela surge exatamente por pessoas que não conseguiram boas oportunidades na metrópoles e passam a viver nas margens da cidade, criando favelas, local onde tem pouca saneamento básico e etc (baixo idh).