SóProvas


ID
1601410
Banca
CESGRANRIO
Órgão
IBGE
Ano
2013
Provas
Disciplina
Engenharia Cartográfica

A qualidade do resultado do posicionamento com receptores de uma frequência é afetada, principalmente, pela influência da ionosfera nos sinais GPS, que passou a ser a principal fonte de erro na navegação e no posicionamento com GPS, após a desativação da Disponibilidade Seletiva (SA).


Como o erro sistemático devido ao efeito da ionosfera é inversamente proporcional ao quadrado da frequência, uma forma de minimizá-lo é

Alternativas
Comentários
  • Algumas fontes de erro nos GPS, são:

    Ionosfera - Todas as variações que acontecem na ionosfera são mais ou menos previsíveis e dependem principalmente da atividade solar e do grau de ionização que as radiações solares provocam na ionosfera. O comportamento normal da ionosfera é alterado por determinados fenômenos que ocorrem na superfície solar como sejam explosões solares, provocando forte perturbação das camadas ionosféricas ionizando-as na região dos polos. Durante o período em que a terra está exposta a estas anomalias as características das diversas camadas é alterada e severas perturbações ocorrem nos sistemas de comunicação. A utilização de receptores GPS de dupla frequência (L1/L2) proporciona maior qualidade e rapidez na determinação de coordenadas de pontos na superfície da Terra. Os receptores GPS de monofrequência (L1) são menos eficientes e sofrem maiores interferências externas durante as medições realizadas. Essa combinação de frequências utilizadas nos GPS (L1/L2) tem com finalidade corrigir ou minimizar o erro ionosférico.
    Atraso