SóProvas


ID
1602721
Banca
CESGRANRIO
Órgão
IBGE
Ano
2013
Provas
Disciplina
Administração Financeira e Orçamentária

Os instrumentos de planejamento previstos na Constituição Federal são elaborados periodicamente de forma cíclica, contemplando fases e atividades sob responsabilidades de diferentes poderes e órgãos.


Uma das características do ciclo orçamentário é que ele

Alternativas
Comentários
  • Gabarito B

    O Ciclo Orçamentário, cabe salientar que a literatura especializada apresenta-o, em geral, como compreendendo um conjunto de quatro grandes fases, cuja materialização se estende por um período de vários anos, quais sejam: a) elaboração e apresentação; b) autorização Legislativa; c) programação e execução; d) avaliação e controle.


    Na terceira fase, o orçamento é programado, isto é, são definidos os cronogramas de desembolso -- ajustando o fluxo de dispêndios às sazonalidades da arrecadação --, executado, acompanhado e parcialmente avaliado, sobretudo por intermédio dos mecanismos e entidades de controle interno e das inspeções realizadas pelos órgãos de controle externo, notadamente pelos Tribunais de Contas


    http://www2.camara.leg.br/atividade-legislativa/orcamentobrasil/orcamentouniao/estudos/artigos/antes-de-2005/Artigo070.pdf


  • a) Errado, pois as ferramentas de planejamento(comando da questão) incluem PPA e LDO, e o item restringe ao orçamento anual

    b) Correta.

    c) Errada. O ciclo não coincide com o exercício financeiro, somente a execução. O ciclo inicia-se bem antes, com a elaboração e a autorização.

    d) Não tem nada a ver.

    e) Errada. A previsão constitucional e legais valem para todos os entes.


  •  

    O que "pegou" na "A" foi dizer que se restringe ... O acompanhamento da execução orçamentária pelo controle interno (instituído por cada Poder e baseado no princípio da Autotutela),  pelo controle externo ( de competência do Poder Legislativo) e pelo controle social (realizado pela sociedade) está compreendido no ciclo orçamentário. Inclusive a transparência na gestão fiscal é exigida atualmente, justamente para viabilizar o controle social, que talvez seja o mais importante, sem influências políticas.

    (Professor Roberto Chapiro)

  • A fiscalização do Orçamento Público é realizada oficialmente de duas formas: pelos controles interno e externo. Pelo Controle Interno, quando o controle é feito pelos órgãos do próprio Poder Executivo, especialmente pela Controladoria-Geral da União (CGU) e, ainda, cada Ministério possui um Assessor de Controle Interno, vinculado tecnicamente à CGU. O Controle Externo é exercido pelo Poder Legislativo, com o auxílio do Tribunal de Contas da União (TCU). Já o Controle Social é realizado pela sociedade, tanto nos espaços institucionais de participação, como Conselhos e Conferências, quanto nos espaços de articulação da própria sociedade, como nas Redes e Fóruns.

     

    http://www.orcamentofederal.gov.br/perguntasfrequentes