SóProvas


ID
1602787
Banca
FAPERP
Órgão
SeMAE
Ano
2015
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Sobre a produção da água de reuso considere as afirmações:


I. é obtida através do tratamento avançado dos esgotos gerados pelos imóveis conectados à rede coletora de esgotos.

II. pode ser utilizada em processos que não requerem água que seja potável, mas sanitariamente segura, como, por exemplo, a limpeza de ruas e praças, a refrigeração de equipamentos, o uso no combate a incêndios, a desobstrução da rede de esgotos, gerando a redução de custos e garantindo o uso racional da água.


III. Diversos países desenvolvem ações e tecnologias com vistas a ampliar o reuso de efluentes gerados a partir do tratamento de esgotos para fins industriais.


IV. é necessário o desenvolvimento de uma tecnologia de ponta, principalmente, no campo da engenharia hidráulica, para o transporte dessa água entre regiões interestaduais.


Está correto apenas o que se afirma em:

Alternativas
Comentários
  • Reúso de efluentes de estações de tratamento de esgotos urbanos para fins potáveis: A presença de organismos patogênicos e de compostos orgânicos sintéticos na grande maioria dos efluentes disponíveis para reuso, principalmente naqueles oriundos de estações de tratamento de esgotos de grandes conurbações com polos industriais expressivos,classifica o reuso potável como uma alternativa associada a riscos muito elevados, tornando-o praticamente inaceitável. Além disso, os custos dos sistemas de tratamento avançados que seriam necessários, levariam à inviabilidade econômico-financeira do abastecimento público, não havendo, ainda, face às considerações anteriormente efetuadas, garantia de prote- ção adequada da saúde pública dos consumidores. Entretanto, caso seja imprescindível implementar reuso urbano para fins potáveis, devem ser obedecidos os seguintes critérios básicos: Utilizar apenas sistemas de reuso indireto A Organização Mundial da Saúde não recomenda o reuso direto, visualizado como a conexão direta dos efluentes de uma estação de tratamento de esgotos a uma estação de tratamento de águas e, em seguida, ao sistema de distribuição. Como reuso indireto, se compreende a diluição dos esgotos, após tratamento, em um corpo hídrico (lago, reservatório ou aquífero subterrâneo), no qual, após tempos de detenção relativamente longos, é efetuada a captação, seguida de tratamento adequado e posterior distribuição. O conceito de reuso indireto implica, evidentemente, que o corpo receptor intermediário, seja um corpo hídrico não poluído, para, através de diluição adequada, reduzir a carga poluidora a níveis aceitáveisA prática do reuso para fins potáveis, como efetuada em São Paulo, na qual a água do reservatório Billings, poluída por efluentes domésticos e industriais é revertida, sem nenhum tratamento, para o reservatório Guarapiranga, que também se encontra poluído por esgotos domésticos e por elevadas concentrações de cobre, utilizado para o controle de algas, não se classifica, portanto, como reuso indireto

  • Tecnologia de ponta pra transportar água?


    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk