Gabarito C
O yum (Yellow dog Update, Modified) é o gerenciador de pacotes usado por padrão no CentOS, no Fedora e no Red Hat Enterprise. O yum foi originalmente desenvolvido pela equipe do Yellow Dog (uma distribuição baseada no Red Hat, destinada a computadores com chip PowerPC) e foi sistematicamente aperfeiçoado pela equipe da Red Hat, até finalmente assumir o posto atual.
O yum trabalha de forma bem similar ao apt-get, baixando os pacotes a partir dos repositórios especificados nos arquivos de configuração, junto com as dependências necessárias. Assim como o apt-get, ele é capaz de solucionar conflitos automaticamente e pode ser também usado para atualizar o sistema. Essencialmente, o yum e o apt-get solucionaram o antigo problema das dependências (um pacote precisa de outro, que por sua vez precisa de um terceiro) que atormentava os usuários de distribuições mais antigas.
Existem muitas diferenças entre o CentOS e o Debian, uma delas é o formato dos pacotes utilizados: o CentOS utiliza pacotes .rpm, enquanto o debian utiliza pacotes .deb. Ambos também utilizam repositórios separados, com pacotes construídos especificamente para cada uma das duas distribuições, de forma que existem algumas diferenças nos nomes dos pacotes e arquivos de configuração usados.
Diferente do apt-get, onde você precisa rodar o "apt-get update" antes de cada instalação para atualizar a lista de pacotes, o yum faz a atualização automaticamente cada vez que uma instalação é solicitada, checando os repositórios, baixando os headers do pacotes e calculando as dependências antes de confirmar a instalação.
"Retroceder Nunca Render-se Jamais !"
Força e Fé !
Fortuna Audaces Sequitur !