Gabarito A
O objetivo dos ataques de Negação de Serviço, ou DoS (Denial of Service), é interromper atividades legítimas como navegar em um web browser, ouvir uma rádio ou assistir a um canal de TV online ou transferir dinheiro para uma conta bancária.
Uma forma de provocar os ataques é aproveitando-se de falhas e/ou vulnerabilidades presentes na máquina vítima, ou enviar um grande número de mensagens que esgote algum dos recursos da vítima, como CPU, memória, banda, etc.
Para isto, é necessário ou uma única máquina poderosa, com bom processamento e bastante banda disponível, capaz de gerar o número de mensagens suficiente para causar a interrupção do serviço, ou ter o controle de um grupo de máquinas, que podem ter recursos mais humildes, que se concentrem em enviar mensagens para a vítima. Este último, por distribuir os ataques em várias máquinas, é denominado ataque de Negação de Serviço Distribuído, ou DDoS (Distributed Denial of Service).
Embora os ataques de DoS sejam em geral perigosos para os serviços de internet, a forma distribuída é ainda mais perigosa, justamente por se tratar de um ataque feito por várias máquinas, que podem estar espalhados geograficamente e não terem nenhuma relação entre si – exceto o fato de estarem parcial ou totalmente sob controle do atacante. O agravante é a existência de várias ferramentas DDoS facilmente encontradas em sites e fóruns hacker, que permitem facilmente o domínio sobre várias máquinas para usá-las em ataque. Além disso, mensagens DDoS podem ser complexas por conseguirem facilmente se passar por mensagens de tráfego legítimo. Enquanto é extremamente pouco natural que uma mesma máquina envie várias mensagens a um servidor em períodos muito curtos de tempo, é igualmente muito natural que várias máquinas enviem mensagens de requisição de serviço regularmente.
"Retroceder Nunca Render-se Jamais !"
Força e Fé !
Fortuna Audaces Sequitur !