SóProvas


ID
1607227
Banca
FUMARC
Órgão
CBM-MG
Ano
2013
Provas
Disciplina
Física
Assuntos

Três alunos, Paulo, Joana e Rafael, discutiam sobre o experimento de Rutherford e fizeram as seguintes afirmações:

  • Paulo: Rutherford percebeu que a carga positiva do átomo não poderia estar espalhada por todo o átomo, mas sim concentrada num local muito menor que o próprio átomo.
  • Joana: O experimento permitiu a Rutherford a descoberta do elétron, contrariando a ideia que havia na época de que o átomo fosse indivisível.
  • Rafael: No experimento, Rutherford percebeu que os elétrons só poderiam se mover em determinadas órbitas em torno do núcleo, pois, nessas órbitas, os elétrons não emitiriam energia.

Está(ão) CORRETA(S) apenas a(s) afirmação(ões) feita(s) por:

Alternativas
Comentários
  • Paulo: Correto, a energia positiva de um átomo se concentra em seu núcleo, que é bem menor quando comparado ao tamanho do átomo. (Em comparação com o núcleo, os campos de elétrons são bem maiores).

    Joana: Justificativa errada. "contrariando a ideia que havia na época de que o átomo fosse indivisível."

    Rafael: Errado. Rutherford não percebeu isso, mas sim Niels Bohr. Rutherford acreditava que os elétrons giravam a órbita de um átomo de forma espiralar, aproximando-se cada vez mais do núcleo do átomo, até se chocar. Mas hoje, sabemos que não é bem assim... Para que um elétron se desloque de sua órbita e fique mais próximo do núcleo, ele precisa perder energia. Para que um elétron se desloque e fique mais longe do núcleo, ele precisa ganhar energia. Detalhe: Sempre que um elétron absorve energia e se desloca de camada, e essa energia é liberada momentos depois em forma de ondas eletromagnéticas.

    Me corrijam se eu estiver em algo, por gentileza.