SóProvas


ID
1607587
Banca
UFMT
Órgão
DETRAN-MT
Ano
2015
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

[...] a discussão da sua constituição veio desde a década de 50. A primeira proposta foi do ano de 1952 e mostrava uma área cinco vezes maior do que é hoje. Sua criação ocorreu em 1961. Os interesses imobiliários mato-grossenses se posicionaram contra a sua constituição. Foram realizadas sucessivas divisões no projeto [...]. A área contemplou a territorialidade integral de algumas etnias, mas deixou fora parcelas significativas de território tradicional de povos que lá habitavam. Os Panará, Ikpeng, Kindsedge e os Caiabi perderam territórios na sua ida para o local [...].


(Adaptado de http://www.axa.org.br/anexo/no-ponto-sociedade/. Acesso em 18/05/2015.)


O texto retrata a criação

Alternativas
Comentários
  •  O texto retrata a criação do Parque Indígena do Xingu. 

  • Se você soubesse o significado do artigo, publicado pelo site 'AXA' = associação XINGU araguaia, saberia que o texto se refere a "criação do Parque Indígena do Xingu".
     

    Parte do trecho, também se refere ao processo de desbravamento dos Irmãos Villas Boas:
    Nela participaram os irmãos Villas-Boas, que começaram como trabalhadores e terminaram liderando a expedição. Na expedição existia também um interesse estratégico em relação à rota aérea Rio de Janeiro / Manaus / Miami. Queriam se instalar bases da FAB que ajudassem na navegação nesse percurso: Aragarças, Xavantina, Jacaré (no parque), Cachimbo e Jacarecanga. Vale a pena ressaltar que a ocupação não se deu por conta da expedição e sim posteriormente nos anos 70 com a abertura das estradas BR163 (oeste da bacia) e BR158 (leste da bacia).

  • Grandes obras de infraestrutura, como estradas e ferrovias, também apresentam uma grave ameaça para a integridade do território e dos povos que ali vivem. O projeto de ferrovia Ferrogrão, a EF-170, por exemplo, pretende cortar as bacias dos rios Xingu e Tapajós, passando rente à fronteira oeste do TIX. Ainda, a implementação de lotes da rodovia federal BR-242, a apenas 12 quilômetros da fronteira sul do TIX, pode impactar os principais rios que formam o Xingu e eliminar importantes remanescentes florestais da região.

    Apesar de ser da grandiosidade do PIX, nem todas as etnias da região conseguiram manter a integralidade de suas terras, como podemos observar no texto apresentado pela banca.

    Resposta: A