-
Criptografia de chaves assimétricas: também
conhecida como criptografia de chave pública, utiliza duas chaves distintas:
uma pública, que pode ser livremente divulgada, e uma privada, que deve ser
mantida em segredo por seu dono. Quando uma informação é codificada com uma das
chaves, somente a outra chave do par pode decodificá-la. Qual chave usar para codificar
depende da proteção que se deseja, se confidencialidade ou autenticação,
integridade e não-repúdio. A chave privada pode ser armazenada de diferentes
maneiras, como um arquivo no computador, um smartcard ou
um token. Exemplos de métodos criptográficos que usam chaves assimétricas
são: RSA, DSA, ECC e Diffie-Hellman.
-
Criptografia simétrica
A criptografia simétrica usa a mesma chave tanto para criptografar como para descriptografar dados. Os algoritmos que são usados para a criptografia simétrica são mais simples do que os algoritmos usados na criptografia assimétrica. Em função desses algoritmos mais simples, e porque a mesma chave é usada tanto para criptografar como para descriptografar dados, a criptografia simétrica é muito mais rápida que a criptografia assimétrica. Portanto, a criptografia simétrica é adequada à criptografia e à descriptografia de uma grande quantidade de dados.
Criptografia Assimétrica
a chave utilizada para codificar alguma coisa é diferente da chave utilizada para descodificar, ou seja, as chaves NÃO são iguais.
Nesta criptografia temos o conceito de chave pública e chave privada.
- Chave pública: Pode ser do conhecimento de todos, está chave é utilizada para codificar a informação/arquivo;
- Chave privada: Está deve ser mantida em segredo, pois é utilizada para descodificar o arquivo.
Sendo assim tanto o usuário da máquina A quanto da B, possuem suas chaves publicas e privadas. Se o usuário da máquina A quiser enviar algo para o usuário da máquina B, basta utilizar a chave publica do usuário B para codificar sua mensagem, já que está chave pode ser do conhecimento de todos. Se o usuário da máquina B quiser enviar algo para a máquina A basta utilizar a chave publica do usuário A para codificar sua mensagem.
Espero ter ajudado!
FONTE:
http://segurancadigital.info/atualizacoes-do-site/462-criptografia-simetrica-e-assimetrica
https://pedrogalvaojunior.wordpress.com/2007/11/16/diferencas-entre-chaves-simetrica-e-assimetrica-para-criptografia/
-
Na boa, mas isso não é noções de informática.
-
se e dificil reclamam ... se e facil reclamam... na verdade não tão e afim de estudar mesmo....
-
a questão deveria ser anulada pois poderia se a alternativa b ou d!
-
GABARITO B
Criptografia de Chave Pública = Assimétrica (usa 2 chaves = 1 par de chaves).
Chave Pública (compartilhada) = criptografa
Chave Privada (não compartilhada) = descriptografa.
CRIPTOGRAFIA SIMÉTRICA ---> 1 CHAVE
CRIPTOGRAFIA ASSIMÉTRICA ----> 2 CHAVES
Criptografia simétrica:A criptografia simétrica é a técnica mais antiga e mais conhecida. Uma chave secreta, que pode ser um número, uma palavra ou apenas uma sequência de letras aleatórias, é aplicada ao texto de uma mensagem para alterar o conteúdo de uma determinada maneira. Isso pode ser tão simples quanto deslocar cada letra por um número de locais no alfabeto. Desde que o remetente e o destinatário saibam a chave secreta, eles podem criptografar e descriptografar todas as mensagens que usam essa chave.
Criptografia assimétrica:O problema com chaves secretas está em trocá-las pela Internet ou por uma grande rede e ao mesmo tempo impedir que caia em mãos erradas. Qualquer pessoa que conheça a chave secreta pode descriptografar a mensagem. Uma resposta é a criptografia assimétrica, em que há duas chaves relacionadas - um par de chaves. Uma chave pública é disponibilizada gratuitamente a qualquer pessoa que queira enviar uma mensagem. Uma segunda chave privada é mantida em segredo, para que somente você saiba.
bons estudos
-
GAB: B
Complementando o entendimento dos colegas
Na criptografia assimétrica, o remetente cifra a mensagem com a chave publica do destinatário, e este por sua vez, decifra a mensagem com sua chave privada
-
Gabarito B
A questão refere-se às técnicas de criptografia, que pode ser:
- Simétrica: usa uma mesma chave secreta para codificar e decodificar. Garante o princípio da Confidencialidade (garante que a mensagem, caso interceptada, seja ininteligível).
- Assimétrica: cria 2 chaves distintas (pública e privada) formando um par exclusivo que ao se criptografar uma informação com uma chave, somente outra chave do mesmo par é capaz de criptografar. Garante os princípios da Confidencialidade (somente o destinatário que possui a chave específica conseguirá) e o da Autenticidade.
- Híbrida: uso de um algoritmo de criptografia Assimétrica para trocar chaves Simétricas e, após, toda comunicação é realizada utilizando um algoritmo de criptografia Simétrica).