SóProvas


ID
1608892
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANTT
Ano
2013
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

A respeito do ciclo hidrológico, julgue o item a seguir.


O ciclo hidrológico global pode ser dividido em três sistemas: o sistema de água atmosférica, o sistema de água superficial e o sistema de água subsuperficial; este último compreende os processos de infiltração e de recarga de aquíferos, bem como os processos de escoamento da água até rios e oceanos.

Alternativas
Comentários
  • "bem como os processos de escoamento da água até rios e oceanos", refere-se ao sistema de água superficial e não ao sistema de água SUBsuperficial.

  • Achei que "escoamento subsuperficial" e "escoamento subterrâneo" fossem a mesma coisa!! 

    Seguem as diferenças:

    1. Escoamento SUBSUPERFICIAL: é o fluxo que se dá logo abaixo da superfície, na altura das raízes da vegetação. (INTERNET)

    2. Escoamento SUBTERRÂNEO: constituído por parte da água infiltrada na camada superior do solo, sendo bem + lento que o escoamento superficial. PARTE desse escoamento alimenta os rios e os lagos, além de ser responsável pela manutenção desses corpos durante épocas de estiagem. (LIVRO: HIDROLOGIA BÁSICA, não recordo autor).

  • Diego, na minha opinião, tanto as águas subsuperficiais quanto as subterrâneas podem ser encaminhadas aos rios e oceanos ou contribuir com aquíferos (mesmo que a quantidade do primeiro seja muito pouco).

     

    No meu ponto de vista, o erro da questão está em dizer (ou parece estar dizendo) que temos somente estes três sistemas no ciclo (no caso faltou o subterrâneo).

  • ÁGUA SUBSUPERFICIAL (Subsuface Water) é aquela água, toda e qualquer, ocorrente na litosfera sob a superfície topográfica; exemplo: água do solo; água subterrânea; contrário de água superficial. Inclui a água subterrânea e também a água de retenção.

    ÁGUA SUBTERRÂNEA (Ground Water) é aquela água de subsuperfície que ocorre na zona saturada dos aqüíferos, movendo-se sob o efeito da forca gravitacional, unicamente; ou seja, nem toda a água de subsuperfície é água subterrânea, tecnicamente; exemplo: água do solo não é água subterrânea, pois as forças que a comandam são as eletroquímicas (capilaridade; adsorção).Assim, água subterrânea é aquela água de subsuperfície que é passível de ser captada em obras de engenharia (poços; drenos). 

    Fonte: http://www.abas.org/estudos_termos.php

  • Estratégia Concursos: há 2 motivos pelos quais a questão pode ser considerada errada: primeiro porque a afirmação dá a entender que somente há esses 3 sistemas, sendo que ainda há o sistema de água subterrânea. Segundo porque são as águas subterrâneas que têm mais a ver com os mencionados processos de recarga dos aquíferos. O escoamento subsuperficial tem mais a ver com o deslocamento da água que infiltra no solo, mas não percola aos aquíferos, deslocando-se pelo solo até chegar nos corpos hídricos superficiais.