Gabarito: Errado
As capitanias hereditárias foram criadas entre 1534-1536. Elas representaram a primeira divisão político-administrativa do território colonial. Todo o Brasil português foi dividido em quinze capitanias com fachada litorânea desigual, medindo entre 10 e 100 léguas. A partir do litoral, linhas paralelas delimitavam a área das capitanias, até a linha do Tratado de Tordesilhas.
Todo o contexto político, econômico e social levaram a Coroa portuguesa à convicção de que era necessário colonizar a nova terra encontrada. A expedição realizada por Martin Afonso de Sousa (1530-1533) representou um momento de transição entre o velho e o novo momento. A implantação do regime de capitanias hereditárias no Brasil, em 1534, relaciona-se, dentre outros fatores à incapacidade econômica do Estado português em financiar diretamente a colonização. O monopólio do comércio com as Índias se tornara deficitário. Por essa razão, e considerando urgência de se colonizar o Brasil. D. João III decidiu dividi-lo em capitanias hereditárias, para que elas mesmas fossem colonizadas com recursos particulares, sem que a coroa tivesse que investir dinheiro.
O regime de capitanias já havia sido aplicado com relativo êxito nas ilhas atlânticas (Madeira, Açores, Cabo Verde e São Tomé). No próprio Brasil já existia a capitania de São Joao, correspondente ao atual arquipélago de Fernando de Noronha.
O Brasil fora dividido então em 15 quinhões. Eram 14 capitanias (uma delas subdividida em dois lotes), doadas a doze donatários. Os limites de cada território, definidos sempre por linhas paralelas iniciadas no litoral, estavam especificados na Carta de Doação.
Portanto, item ERRADO.