SóProvas


ID
1609186
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANTT
Ano
2013
Provas
Disciplina
Ciência Política
Assuntos

Na historiografia brasileira é tradicional contrastar a facilidade relativa da consolidação da independência do Brasil com o processo complicado de emancipação da América espanhola. Acentua-se ainda que, enquanto o Brasil permaneceu unificado, a América espanhola se fragmentou em diversas nações.


Boris Fausto. Histórica Concisa do Brasil. São Paulo: Editora Edusp, 2012, p. 78.


A propósito da independência do Brasil e do período monárquico, julgue o item a seguir.


A constituição de 1824 estabeleceu o voto direto e universal.

Alternativas
Comentários
  • Constituição de 1824:

    - Concentrava poderes nas mãos do imperador, através do poder moderador.

    - Só os ricos podiam votar, pois o voto era baseado em renda. Este sistema eleitoral excluiu a maioria da população brasileira do direito de escolher seus representantes.

    - Igreja subordinada ao Estado.

    - Manutenção do sistema que garantia os interesses da aristocracia.

     

    http://www.historiadobrasil.net/brasil_monarquia/constituicao_1824.htm

     

  • O voto, no Império, era chamado de voto censitário. O sufrágio era exercido somente por homens que tivessem uma renda mínima determinada.

     

    Resposta: ERRADO.

  • A primeira Constituição Republicana de 1891 decretava que o Presidente e o Vice Presidente do Brasil seriam eleitos pelo voto direto, com exceção do primeiro presidente eleito pela Assembléia Constituinte, por maioria absoluta dos votos. O voto era descoberto, direto e universal para cidadãos maiores de vinte e um anos. Ficavam excluídos do direito de voto os mendigos, os analfabetos, os religiosos de ordem nonásticas, os militares de baixa patente e as mulheres. Mais tarde houve uma série de retrocessos que só foram emendados com o movimento de Diretas Já que culmonou com a CF de 1988.