SóProvas


ID
1609330
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco da Amazônia
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia Mecânica
Assuntos

A respeito de resistência dos materiais e dos ensaios mecânicos, julgue o item a seguir.

Considerando os ensaios não destrutivos, o ensaio por partículas magnéticas apresenta a desvantagem de ser aplicado aos materiais ferromagnéticos e a de detectar somente descontinuidades superficiais, como trincas de fadiga e corrosão.

Alternativas
Comentários
  • "O ensaio não-destrutivo por partículas magnéticas consiste na magnetização do corpo-de-prova, aplicando-se logo em sequida partículas magnéticas (óxido de ferro ou limalha de ferro) sobre ele. Se o corpo-de-prova apresentar alguma descontinuidade superficial ou subsuperficial (até 4 mm da superfície), as partículas magnéticas forçarão a passagem de campo magnético para fora do corpo-de-prova, formando um campo de fuga que irá atrais as partículas magnéticas.

    A principal DESVANTAGEM da aplicação da indução por partículas magnéticas, no caso de peças de grandes dimensões, consiste no fato de que o aparelho de indução magnética pode produzir faíscas nos pontos de contato, podendo haver contaminação com o cobre do eletrodo ou originar pontos de têmpera no corpo de teste."

     

    As características citadas no enunciado não são desvantagens do ensaio e sim suas características e aplicações, com exceção da corrosão, que NÃO é uma especialidade do ensaio de Partículas Magnéticas

  • Complementando o que o Arthur disse, o ensaio por partículas magnéticas não detecta somente descontinuidades superficiais e sim subsuperficiais. O ensaio por líquido penetrante é o mais adequado para descontinuidades superficiais.

  • Ser aplicado aos materiais ferromagnéticos e detectar somente descontinuidades superficiais é uma desvantagem sim

  • Conforme o Marcelo Andrade comentou, o erro dá questão está em afirmar que o ensaio PM se dá apenas para descontinuidades superficiais. O ensaio de PM também pode ser aplicado para descontinuidades subsuperficiais (abaixo da superfície com pequena profundidade), que continuaria limitando o ensaio, mas não foi mencionado.

    Gabarito (Errado)