SóProvas


ID
1609747
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco da Amazônia
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia Florestal
Assuntos

Mesmo contribuindo com a economia regional e nacional e gerando empregos e bem-estar social, o setor madeireiro na Amazônia enfrenta alguns problemas, tal como a baixa qualidade das operações florestais, que tem como consequência a degradação da floresta. Nesse sentido, a exploração madeireira deve ser praticada de forma sustentável, a partir do manejo florestal, assegurando assim a manutenção da floresta para outro ciclo de corte. A respeito do manejo florestal na Amazônia brasileira, julgue o item a seguir.


Entre os fatores que contribuem para o sucesso do investimento em manejo florestal na Amazônia, estão o maior acesso a informação, o maior nível de controle governamental e a alta disponibilidade de serviços especializados para elaborar e executar os planos de manejo florestal.



Alternativas
Comentários
  • Sucesso no investimento em manejo florestal na Amazônia? NUNCA ACONTECEU ISSO, existem diversos artigos que mostram o oposto, segue um exemplo:

    O potencial da floresta Amazônica, embora vultoso, está sendo ameaçado pelo uso depredatório das árvores de valor comercial. Os investimentos são relativamente baixos. Há falta de capitais. O desperdício da madeira é enorme. Vimos que se aproveita menos de 50% das toras no processamento, não só nas serrarias como também nas indústrias certificadas. A instalação das serrarias, na imensidão da floresta, passa a seus proprietários a sensação de que se trata de recurso inesgotável. Os madeireiros pensam que podem deslocar-se sempre para novas áreas florestadas, numa exploração itinerante. Mas a floresta, no ritmo atual do processo de destruição, acabará inexoravelmente. A História o ensina.

    (http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-40142002000200007)

  • https://imazon.org.br/manejo-florestal-empresarial-na-amazonia-brasileira-restricoes-e-oportunidades-relatorio-sintese/

  • ERRADO

    não existe profissionais qualificados que entendem essas técnicas de manejo de exploração, falta de cursos de faculdades e técnicos da área.