SóProvas


ID
1609783
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco da Amazônia
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia Florestal
Assuntos

Reconhecidos como sistemas de exploração de solos que, do ponto de vista ecológico, mais se aproximam da floresta natural, os sistemas agroflorestais são considerados alternativas importantes de uso sustentado do ecossistema tropical úmido. A esse respeito, julgue o seguinte item.


O sistema agroflorestal pode ser classificado como sequencial, quando os cultivos agrícolas anuais e as plantações de árvores se sucedem no tempo.

Alternativas
Comentários
  • GABA. C

    Considerando a distribuição no espaço e no tempo dos componentes (plantas e animais) de um sistema, os sistemas agroflorestais são classificados em:

    Sequenciais: Relação cronológica entre as colheitas anuais e os produtos arbóreos; os cultivos agrícolas e as árvores implantadas se sucedem no tempo.

    Exemplo: Sistema chamado Taungya:

    - 1º ano: Plantio de culturas anuais (milho, feijão, por exemplo) intercalada com mudas plantadas de árvores (seringueira, eucalipto, por exemplo).

    - 2º e 3º anos: Faz-se uma rotação de culturas agrícolas anuais, realizam-se as colheitas e as vendas dos produtos para gerar receita enquanto as árvores crescem.

    - A partir do 3º ano: Forma-se um bosque jovem, o produtor pode plantar outras espécies de árvores que crescem bem na sombra deste bosque (como as árvores de madeira de lei), ou apenas aguardar o crescimento das árvores. O tempo de extração da madeira ou de qualquer outro produto florestal (látex, flores, folhas, resina, etc.) dependerá da espécie e da região escolhidas.

    Simultâneos: Integração simultânea e contínua de cultivos anuais1 ou perenes, árvores para obtenção de madeira, frutíferas ou de uso múltiplo (para fornecer proteínas e sombra para animais, por exemplo).

    Exemplo: Cultivo em faixas ou aléias (Alley Cropping)

    a) Plantam-se no mesmo ano árvores + culturas perenes (ciclo de produção acima de 3 anos) : cultura sombreada (café, cacau, urucum, por exemplo), árvore que fornecerá sombra (ipê, palmito, cardamomo, sombreiro, cedro, etc.), geralmente fornecedora de madeira.

    b) Plantam-se no mesmo ano culturas anuais (soja, milho, mandioca, feijão, arroz, entre outros) e espécies arbóreas leguminosas, capazes de fixarem o nitrogênio do ar e colocarem (pela decomposição de folhas que caem) este nutriente disponível para o cultivo agrícola.

    Cercas Vivas ou Quebra-Ventos:

    Fileiras de árvores que podem delimitar uma propriedade ou servir de proteção para outras plantas ou sistemas agrícolas integrados.

    Exemplo: Implantação de faixas de eucalipto em torno de uma plantação de café, ou uma lavoura de milho.

    FONTE: http://planetaorganico.com.br/site/index.php/sistemas-agroflorestais-safs-2