SóProvas


ID
1612285
Banca
PM-MG
Órgão
PM-MG
Ano
2015
Provas
Disciplina
História
Assuntos

O governo de João Goulart foi marcado por intensa tensão política e crise econômica. A atuação política de Jango, além do cunho populista, herdado de Getúlio Vargas, era também identificada como comunista pelas forças conservadoras brasileiras. Analise as afirmativas abaixo e em seguida marque a alternativa CORRETA.

I. Jango começou a governar com poderes restringidos pelo sistema parlamentarista, adotando neste período uma linha moderada, procurando demonstrar sua adesão aos princípios democráticos e repulsa ao comunismo.

II. Nos meios militares cresceu a partir de 1963 a conspiração contra Jango, fortalecida pelos partidários de uma “intervenção defensiva” contra os excessos de Jango.

III. O posicionamento político de Jango gerou revolta popular perante as Reformas de Base, que afetaram negativamente as classes menos favorecidas.

Alternativas
Comentários
  • -> a alternativa I está correta. Em setembro de 1961, o Congresso decidiu adotar o parlamentarismo, instituído por emenda constitucional. Jango assumiu a presidência, mas o governo de fato estava nas mãos do primeiro-ministro. O parlamentarismo durou até janeiro de 1963, quando por meio de um plebiscito, a população decidiu voltar ao sistema presidencialista. É importante ressaltar que a política de Jango, apesar de ser vista como  “socialista" pelos grupos mais conservadores, visava, na verdade,modernizar o capitalismo e reduzir as desigualdades, a partir da ação do Estado.

    -> a alternativa II está correta. A partir da Escola Superior de Guerra e de órgãos como o Instituto de Pesquisas e Estudos Sociais (IPES), foram surgindo as linhas definidoras de um regime político que seria capaz de impedir a subversão da ordem. Na medida em que o governo de Jango se radicaliza e se instabilizava, formou-se nesses círculos a convicção de que só um movimento armado poria fim à anarquia política e o avanço do comunismo.

    -> a alternativa III está incorreta. As reformas de base foram reformas sociopolíticas, idealizadas pelo governo Jango, que abrangia a reforma agrária, a reforma urbana, a extensão do direito de voto a analfabetos e inferiores do Exército, entre outros. É evidente que programa iria afetar positivamente as classes menos favorecidas e por isso, contou com a aprovação do movimento operário. Esse apoio pode ser visto no grande comício em prol reformas de base , feito na Central do Brasil, em março de 1964.

    RESPOSTA: LETRA C.
  • I)  em 61  ano que Jango assumiu a presidência foi adotado o parlamentarismo que durou até em 63 e o governo de Jango visava modernizar o capitalismo e reduzir as desigualdades. ( Correta)


    II) correta


    III) As reformas base foram reformas sociopoliticas que aetava positividade as classes menos favorecidas e contou com a aprovação do movimento operário ( Incorreta)


    Resposta correta C


  • III. O posicionamento político de Jango gerou revolta popular perante as Reformas de Base, que afetaram negativamente as classes menos favorecidas.

    afetaram negativamente as clases mais favorecidas.

    a burguesia nao queria saber de reforma agraria

  • III. O posicionamento político de Jango gerou revolta popular perante as Reformas de Base, que afetaram negativamente as classes menos favorecidas.

    afetaram negativamente as clases mais favorecidas.

    a burguesia nao queria saber de reforma agraria