SóProvas


ID
1612984
Banca
NUCEPE
Órgão
SEDUC-PI
Ano
2015
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

A maioria das espécies animais e vegetais apresenta mecanismos de reprodução sexual que consistem basicamente na formação dos gametas masculinos e femininos, células especiais que possuem a metade dos cromossomos (onde está contida a informação genética) que o adulto requer e que, mediante sua união, formam o ovo ou zigoto, a partir do qual se origina um novo indivíduo.


Embriologia é a ciência biológica que estuda, nos vegetais e animais, o desenvolvimento da semente ou do ovo até constituir um espécime completo. Para alguns, seu campo de aplicação se estende aos processos de formação dos gametas e à fecundação.


Num estudo embriológico de um organismo vivo observou-se que a dissecação do embrião mostrou a presença de um cordão denso na região dorsal, que funcionava como eixo de sustentação do embrião. Sobre esse cordão, existia um tubo de origem ectodérmica.


A partir dessas observações, é CORRETO afirmar que

Alternativas
Comentários
  • O fato de possuir um cordão dorsal como EIXO DE SUSTENTAÇÃO, indica a formação de um cordado, então já eliminamos A e E;

    O sistema digestório tem origem Endodérmica e não Ectodérmica, então B está errada também;

    O cordão originará a coluna vertebral (função de sustentação) e não o sistema nervoso, então C está errada também.


    As fendas branquiais são aberturas laterais da faringe; origem embrionária do sistema respiratório.

    Nos cordados aquáticos estas fendas dão origem às brânquias dos adultos.

    Nos demais cordados, cujos adultos possuem respiração pulmonar, as fendas branquiais se fecham durante o desenvolvimento.

  •  

    GABARITO: C

    "a dissecação do embrião mostrou a presença de um cordão denso na região dorsal, que funcionava como eixo de sustentação do embrião ( É a notocorda) Sobre esse cordão, existia um tubo de origem ectodérmica (É o tubo neural).

     

    "Os caracteres derivados compartilhados dos cordados, que ocorrem em todos os membros do filo, em alguma fase de sua vida, incluem uma notocorda (um bastonete endurecido que dá o nome ao filo Chordata), um tubo nervoso dorsal oco, uma cauda muscular pós-anal segmentada (que se estende além da região do intestino), e um endóstilo. O endóstilo é um sulco ciliado, glandular, no assoalho da faringe (a região da garganta), que secreta muco para aprisionar partículas alimentares durante durante a alimentação por filtração." Poug (2008) A vida dos vertebrados, 4ª edição, pg 86.

     

    Na maioria dos vertebrados a notocorda é substituída pelas vértebras. Em alguns casos os vestígios da notocorda permanecem dentro ou entre as vértebras. 

     

    Avante biólogos! :)