SóProvas


ID
1613017
Banca
NUCEPE
Órgão
SEDUC-PI
Ano
2015
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

A água que banha o nosso litoral é bastante fria, devido, principalmente, à influência das correntes marítimas que vêm do sul. Essas correntes trazem consigo uma enorme quantidade de plâncton. Em biologia marinha e limnologia chama-se fitoplâncton ao conjunto dos organismos aquáticos microscópicos que têm capacidade fotossintética e que vivem dispersos flutuando na coluna de água, muitas vezes, representado por aquela "nata" que sobrenada na zona continental e que está constituída, principalmente, por algas marrons.


Estas algas são, taxonomicamente, classificadas como

Alternativas
Comentários
  • Feoficeas (algas pardas ou marrom) As feofíceas possuem bastante fucoxantina e são geralmente macroscópicas e marinhas. São as algas pardas ou marrons. Algumas espécies podem medir mais de 50 metros de comprimento.
  • As feofícias ou algas pardas são pluricelulares, com o corpo (talo) organizado num esboço de raiz, caule e folha, que são chamados, respectivamente, de rizóides, caulóides e filóides.

  •  

    GABARITO E

    a) clorofíceas --> algas verdes.

     b) diatomáceas --> algas microscopicas diferente de fitoplâncto. 

     c) rodofíceas -->  algas vermelhas.

     d) crisofíceas --> algas douradas.

     e) feofíceas --> algas marrons.

  • Feofíceas: Também chamadas de feófitas, as algas pardas possuem grande quantidade do pigmento fucoxantina, o que produz sua coloração típica. Essas algas são quase todas marinhas, macroscópicas e pluricelulares. Possuem parede celular de celulose enriquecida com outras substâncias, como a algina, que é utilizada como espessante em gelatinas, pudins e sorvetes. Reservam energia na forma do açúcar laminarina e também em gotas de óleo em seu citoplasma. Podem possuir partes do corpo que se assemelham aos órgãos vegetativos das plantas superiores (raiz, caule e folhas). Neste caso, estas partes do talo são chamadas de rizoides, filoides e cauloides.