-
Boa zero meia!!! rsrsrss
-
Por que a resposta é a "b"? Se a resistência do ar não pode ser desprezada, então, há atrito com o ar tanto na subida quando na descida.
-
Ana,
Porque na subida não há resistência do ar, mas há resistência da gravidade. (o exercício diz para desprezarmos o atrito do ar) Lembrando que a gravidade sempre aponta para o centro da terra (para baixo) e o objeto estava subindo. Quando ele desce ele tem ajuda da gravidade e por isso desce mais rápido.
Foi o que eu entendi...
Mas a questão poderia ser mais clara
-
Gente, a resposta é letra B mesmo justamnte porquê estamos considerando a resistência do ar (que é uma força sempre contrária ao movimento do corpo, como um atrito do ar).
Vejam bem:
1. Na subida, a Força Peso e a Força de Resistência do Ar que atua sobre o corpo, ambas, estão apontadas para baixo, portanto a desaceleração sobre o corpo será maior do que a desaceleração normal que ele sofreria apenas com a influência da Força Peso. Logo, se a desaceleração é maior, ele para de subir antes do que pararia normalmente.
2. Já na descida, a Força Peso continua para baixo, mas a Força de Resistência do Ar passa a ser apontada para cima, logo a reaceleração sobre o corpo será menor do que a reaceleração normal que ele sofreria apenas com a influência da Força Peso. Logo, se a reaceleração é menor, ele demora mais para descer do que normalmente demoraria.
-
Breve
-
Subida: m.a = -m.g - k.v² (k.v² é a força de resistência do ar)
na subida a aceleração é a = - (g + k.v²/m)
Descida: m.a = mg - k.v²
na descida a aceleração é a = +(g - k.v²/m)
Como podem ver, o módula da aceleração de subida é maior que o módula da aceleração de descida, ou seja, vair parar mais rápido (subida) do que velocidade aumentará na descida. Assim, o tempo de subida é menor que o de descida.
-
Minhas limitações me trouxeram uma saída, que da certo em algumas questões..........Imagino a cena rsrsrsrrs
-
Pra descer todo santo ajuda rsrsrsrs