SóProvas


ID
1617973
Banca
FGV
Órgão
FGV
Ano
2014
Provas
Disciplina
História
Assuntos

    A interrupção desse fluxo comercial levaria os negociantes e financistas da República a fundarem a Companhia das Índias Ocidentais (1621). (...)

   O historiador Charles Boxer considera que esse conflito, por produtos e mercados, entre o Império Habsburgo e as Províncias Unidas, foi tão generalizado que pode ser considerado, de fato, a Primeira Guerra Mundial, pois atingiu os quatros cantos do mundo.

(Regina Célia Gonçalves, Fim do domínio holandês In Circe Bittencourt (org), Dicionário de datas da história do Brasil, p. 34)

Acerca do fragmento, que aborda o conflito entre o Império Espanhol e as Repúblicas das Províncias Unidas, nas primeiras décadas do século XVII, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • Somente a proposição C está correta. A questão remete ao conflito da dinastia Habsburgo que dominava boa parte da Europa no século XVII contra a Holanda denominada Repúblicas das Províncias Unidas. O historiador Charles Boxer afirmou que este conflito foi tão amplo que pode ser denominado de Primeira Guerra Mundial considerando que no império de Filipe II Habsburgo o sol nunca se põe (o império incorporava quase toda América Latina, Espanha, Portugal e boa parte da Itália e Alemanha além das Filipinas). O conflito ocorreu porque a Holanda pertencia a Espanha e por motivos religiosos e econômicos principalmente, a Holanda se emancipou em 1581. Daí Filipe II, rei da Espanha e “dono do mundo” implantou um boicote econômico contra a Holanda. Esta reagiu e criou a Companhia das Índias Orientas e a Companhia das Índias Ocidentais em 1621. Esta última visava invadir o nordeste do Brasil para dominar a produção do açúcar.