SóProvas


ID
1618048
Banca
FGV
Órgão
FGV
Ano
2014
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Sem a construção de novas hidrelétricas com grandes reservatórios, diminui a capacidade do Brasil de poupar água para produção de eletricidade nos meses de estiagem.

As novas hidrelétricas construídas no Brasil não possuem reservatórios volumosos. São as chamadas usinas “a fio d’água”, que têm como ponto positivo a redução do impacto ambiental, mas têm redução de produção de energia durante os meses de estiagem. No Brasil, o maior exemplo de hidrelétrica a fio d’água, na atualidade, é

Alternativas
Comentários
  • Para evitar os prejuízos acarretados pela construção de hidrelétricas tradicionais, foram criadas as usinas a fio d’água, opção mais sustentável que não utiliza grandes reservatórios de água, reduzindo a estrutura das barragens e a dimensão dos alagamentos.

     

    Usinas como a de Santo Antônio e Jirau, em construção no Rio Madeira, e a de Belo Monte, no Pará, têm suas estruturas baseadas no conceito fio d’água.

  • Não entendi essa questão, a resposta não deveria ser a Usina de Itaipu? pois é a maior do Brasil e tb é fio d'agua.

  • Mesmo sendo a "fio d'água", a construção de Belo Monte trouxe muitos impactos para a população. A região de Altamira sofre bastante com alagamentos no tempo de chuvas. Muitas famílias ainda brigam na justiça pelo direito a indenização.