SóProvas


ID
1618120
Banca
FMP Concursos
Órgão
MPE-AC
Ano
2013
Provas
Disciplina
Administração de Recursos Materiais

Quanto aos principais “modelos de estocagem na cadeia de suprimento” pode-se dizer que:

I – no Quick Response (QR), que surgiu no setor têxtil e de confecções nos EUA (Estados Unidos da América), os produtos não são mais armazenados em Centros de Distribuição, mas movimentados pelas instalações de crossdocking.

II – no Efficient Consumer Response (ECR), que teve origem no setor de alimentos nos EUA, fabricantes e comerciantes se comprometem a operar com reposição contínua e custeio baseada em atividades.

III – no Ventor Managed Inventory (VMI) as políticas de estocagem são do tipo “puxada”, fazendo que a gestão possa ser, ao mesmo tempo, eficiente e descentralizada.

As alternativas corretas são:

Alternativas
Comentários
  • (Gabarito A)

    Conceitos e principais objetivos do Cross Docking
    O Cross Docking, é definido como sendo um sistema de distribuição no qual a mercadoria recebida, em um armazém ou Centro de Distribuição, não é estocada mas sim imediatamente preparada para o carregamento da entrega.
    O Cross Docking é a transferência das mercadorias entregues, do ponto de recebimento, diretamente para o ponto de entrega, com tempo de estocagem limitado ou, se possível, nulo.
    As instalações que operam com o Cross Docking recebem carretas completas (FTL – Full Truck Load) de diversos fornecedores e realizam, dentro das instalações, o processo de separação dos pedidos através da movimentação e combinação das cargas, da área de recebimento para a área de expedição.
    As carretas partem com a carga completa formada por diversos fornecedores (FTL). O uso do FTL, tanto para o recebimento quanto para a expedição, permitem que os custos de transporte sejam reduzidos.
    Este tipo de operação permite que a administração dos Centros de Distribuição concentre-se no fluxo de mercadorias, e não na armazenagem das mesmas. A aplicação deste sistema busca reduzir ou eliminar, se possível, duas das atividades mais caras realizadas em um armazém, a estocagem e o picking “separação das cargas”

    ___________________________________________________________

    Recentemente, o varejo de massa (supermercados, lojas de conveniência, farmácias, etc.) e o atacado (distribuidores, centros de distribuição, etc.) ganharam um novo instrumento de relacionamento com as indústrias. É a ECR - "Efficient Consumer Response", ou Resposta Eficiente ao Consumidor. Trata-se de uma filosofia que visualiza a cadeia de suprimentos como um fluxo integrado e único de todas as funções do negócio.
    No passado, e até hoje, muitos varejistas encaravam seus fornecedores com certa suspeita, quase que como adversários. Pouca lealdade era apresentada por parte do varejista e, consequentemente, o fornecedor jamais estava seguro quanto ao seu futuro relacionamento com a organização. Frequentemente, o departamento de compras era cobrado no seu papel de arrancar o melhor negócio possível de um fabricante. O nome dado a este jogo era ganha-perde.
    O elemento mais importante da ECR será levar ao mercado, no momento certo, os produtos que o cliente realmente deseja, mais rapidamente, numa qualidade mais elevada e com um custo menor.
    A ECR foi uma iniciativa importante de mudança dentro das empresas e, como em qualquer mudança, surgirão obstáculos e restrições, o que é comum nestes casos.
    Implementar a ECR requer grande comprometimento com a mudança dentro da organização, e deve continuar através da:

    reeducação do elo varejo-indústria sobre a necessidade da mudança e como esta será realizada;
    eliminação das restrições inevitáveis que serão encontradas durante a implementação;
    implementação de indicadores de desempenho novos e adequados que suportarão as novas necessidades de administração dos processos.
     

    Fontes: http://www.guialog.com.br/ARTIGO33.htm /