SóProvas


ID
1619362
Banca
VUNESP
Órgão
APMBB
Ano
2015
Provas
Disciplina
Não definido

A última década do século XIX e a primeira década do século XX são marcadas pela expansão do poder político paulista e de seu braço armado (a Força Pública) na Federação. Esse projeto continuado de reforma da Polícia atravessa sucessivos mandatos de Presidentes do Estado e resulta no salto organizacional da Força Pública, que adquire contornos precisos de um ”Pequeno Exército Paulista”. São manifestações desse projeto de utilizar a Força no cumprimento de tal projeto de poder:

Alternativas
Comentários
  • É esse projeto continuado de reforma da Polícia, que atravessa os  mandatos dos Presidentes do Estado Bernardino de Campos, Campos  Sales, Fernando Prestes, Rodrigues Alves, Jorge Tibiriçá, Albuquerque  Lins, e de seus sucessores, que resulta na estruturação da Polícia Civil,  de carreira (após Tibiriçá), e no salto organizacional da Força Pública,  que adquire contornos precisos de uma organização que Dalmo Dallari  chamou acuradamente, em sua obra, de "O Pequeno Exército Paulista".  

    Expande-se, na Força, a assistência aos seus integrantes, pela organização de amplo e moderno serviço médico, apto a atender suas futuras necessidades de campanha, onde, ao longo da história, alguns dos nomes  mais expressivos da medicina pátria iriam deixar sua marca luminosa,  como João Alves de Lima, Flamínio Fávero, Amarante Cruz, Ismael  Guilherme, Jorge Americano, Orestes Barini e Carlos da Silva Lacaz.

    Fonte: https://revistafpolicial.policiamilitar.sp.gov.br/EdAntigas/Revista%20A%20For%C3%A7a%20Pol%C3%ADcial%20n%C2%BA%2013.pdf