Inundação SYN é um método de ataque DDoS de camada 4 que explora os recursos de conexão TCP de um servidor. Normalmente, o cliente e o servidor estabelecem uma conexão TCP com um acordo de "três vias":
O cliente solicita a conexão com o servidor e envia uma mensagem SYN (sincronizar)
O servidor reconhece a mensagem SYN e responde com uma mensagem SYN-ACK (sincronizar-reconhecer)
O cliente responde com uma ACK (mensagem de reconhecimento), estabelecendo a conexão
Durante um ataque de inundação SYN, um cliente do agressor envia várias mensagens SYN ao servidor-alvo. O servidor cria um registro em sua tabela de conexão para cada SYN recebido e responde a todos com uma mensagem SYN-ACK. O agressor pode não enviar uma mensagem ACK, mas muitas vezes falsifica o endereço IP do cliente nos pacotes SYN para que as respostas SYN-ACK do servidor-alvo nunca sejam recebidas. À medida que o agressor continua a enviar mensagens SYN, as tabelas de conexão do servidor-alvo ficam cheias, e o servidor não pode mais responder a nenhuma solicitação de conexão. Com todos seus recursos consumidos, o servidor-alvo não consegue se conectar com clientes legítimos, o que gera uma negação de serviço.
Fonte: https://www.verisign.com/pt_BR/security-services/ddos-protection/syn-flood/index.xhtml
Gabarito A
Mais conhecido como "xereta", o Ataque Smurf é um ataque distribuído de negação de serviço (DDoS) distribuído pela rede, com o nome do malware DDoS.Smurf que permite sua execução. Os ataques Smurf são um pouco semelhante a [[ping fllod|inundações por ping], já que ambos são realizados pelo envio de uma série de solicitação de pacotes ICMP (Internet Control Message Protocol) Echo para o IP de origem falsificado da vítima usando um endereço de broadcast IP. A maioria dos dispositivos em uma rede, por padrão, responderá a isso enviando uma resposta para o endereço IP de origem. Se o número de máquinas na rede que recebem e respondem a esses pacotes é muito grande, o computador da vítima será inundado com o tráfego. Isso pode retardar o computador da vítima até o ponto em que se torna impossível trabalhar nele. Ao contrário da inundação por ping regular, no entanto, Smurf é um vetor de ataque de amplificação que aumenta seu potencial de dano, explorando as características das redes de transmissão.
"Retroceder Nunca Render-se Jamais !"
Força e Fé !
Fortuna Audaces Sequitur !