SóProvas


ID
1620154
Banca
CONSULPLAN
Órgão
HOB
Ano
2015
Provas
Disciplina
Fisioterapia
Assuntos

Na abordagem fisioterapêutica nas doenças neuromusculares no adulto, a fisioterapia, como parte fundamental da equipe de reabilitação, atua seguindo objetivos de tratamento, buscando otimizar a força muscular e o condicionamento físico (considerando os aspectos respiratórios) e minimizar complicações, como o desuso e as deformidades articulares. Outros aspectos contemplados na abordagem fisioterapêutica são o controle do equilíbrio e coordenação motora, considerando a funcionalidade do paciente. Com relação aos objetivos e atuação fisioterapêutica nas doenças neuromusculares no adulto, analise as afirmativas.

I. Uma dúvida frequente entre profissionais que trabalham com pacientes que apresentam doenças neuromusculares é quanto à causa principal da redução do desempenho em exercícios físicos, uma vez que, frequentemente, as sobrepõem às alterações primárias de perda de tecido muscular (devido à doença do músculo ou do nervo) e aos efeitos do descondicionamento.
 
II. Embora não exista um consenso na literatura quanto ao impacto do treinamento aeróbico sobre a funcionalidade física, os exercícios aeróbicos de baixo impacto (como caminhada, natação, bicicleta ergométrica etc.) melhoram a função cardiopulmonar e resistência muscular à fadiga e oferecem como benefícios auxílio no combate à depressão, matêm o peso corporal ideal e aumentam a tolerância à dor.

III. A fadiga tem sido frequentemente descrita como excessivo cansaço, falta de energia e sensação de exaustão, que é diferente da fraqueza muscular, e é considerada mais uma das grandes causas de limitação funcional em pacientes com doenças neuromusculares.

IV. A habilidade de manter o equilíbrio sentado e em pé é necessária para o desempenho de atividades funcionais como transferências, alcance e marcha. Alterações nos componentes responsáveis pelo equilíbrio podem comprometer o desempenho nessas atividades e predispor ao risco de quedas.

Estão corretas as afirmativas:

Alternativas