SóProvas


ID
1620274
Banca
CONSULPLAN
Órgão
HOB
Ano
2015
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Comparando as circulações sistêmica e pulmonar, é correto afirmar que a

Alternativas
Comentários
  • O sangue procedente de todo o organismo chega à aurícula direita através de duas veias principais; a veia cava superior e a veia cava inferior. Quando a aurícula direita se contrai, impulsiona o sangue através de um orifício até o ventrículo direito. A contração deste ventrículo conduz o sangue para os pulmões, onde é oxigenado. Depois, ele regressa ao coração na aurícula esquerda. Quando esta cavidade se contrai, o sangue passa para o ventrículo esquerdo e dali, para a aorta, graças à contração ventricular.

    A Circulação Pulmonar leva sangue do ventrículo direito do coração para os pulmões e de volta ao átrio esquerdo do coração. Ela transporta o sangue pobre em oxigênio para os pulmões, onde ele libera o dióxido de carbono (CO2) e recebe oxigênio (O2). O sangue oxigenado, então, retorna ao lado esquerdo do coração para ser bombeado para circulação sistêmica.

    A Circulação Sistêmica é a maior circulação; ela fornece o suprimento sanguíneo para todo o organismo. A circulação sistêmica carrega oxigênio e outros nutrientes vitais para as células, e capta dióxido de carbono e outros resíduos das células.

    Embora possuam o mesmo débito cardíaco, a pressão de perfusão para a circulação sistêmica é muito maior que a circulação pulmonar. A razão para essa diferença é que os vasos sistêmicos oferecem mais atrito ao fluxo do que os pulmonares. Portanto, a circulação sistêmica é referida como a parte de alta pressão e alta resistência da circulação, enquanto, a pulmonar é referida como o local de baixa pressão e baixa resistência.

    A artéria pulmonar é fina, com uma espessura de parede de um terço da espessura da aorta. Os ramos da artéria pulmonar são muito curtos, e todas as artérias pulmonares, mesmo as menores artérias e arteríolas, possuem diâmetros maiores do que suas correspondentes na circulação sistémica.

    Portanto, comparando as circulações sistêmica e pulmonar, é correto afirmar que a resistência ao fluxo sanguíneo é menor na circulação pulmonar.

    Gabarito do Professor: Letra A


    Bibliografia

    Guyton, A. C.  e Hall, J.E. Tratado de Fisiologia Médica, 12ª Edição. Editora Elsevier, 2011.