SóProvas


ID
1620856
Banca
IF-PA
Órgão
IF-PA
Ano
2015
Provas
Disciplina
Zootecnia

Na caprinocultura leiteira, o aleitamento com o colostro deve ter início logo após o nascimento e durar de 36 a 72 horas. A partir daí, a cria pode ser retirada da mãe e receber leite de vaca ou outro substituto do leite de cabra, por um período aproximado de 60 dias. Nas explorações de corte, a cria, é mantida com a matriz até a desmama. Assim é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • "As crias devem ser desmamadas quando já estiverem ingerindo alimentos volumosos e concentrados e não estejam dependendo exclusivamente do leite materno. Assim, o desmame pode ocorrer a partir dos 42 dias de idade. Em sistemas melhorados, o desmame ocorre entre 60 e 90 dias de idade. Em sistemas extensivos de criação, o desmame ocorre quando as crias estão com seis ou mais meses de idade."

    [Caprinos e Ovinos de corte : O produtor pergunta, a Embrapa responde / editores técnicos, Ana Clara Rodrigues Cavalcante, Alcido Elenor Wander, Eneas Reis Leite. – Brasília, DF : Embrapa Informação Tecnológica, 2005. 241 p. : il. – (Coleção 500 perguntas, 500 respostas).]

    -----------------------------------

    "Desmame precoce: Em criações mais intensivas, recomenda-se um desmame por volta de 45 dias de vida do cabrito, chamado de desmame precoce, garantindo, assim, um ganho de peso diário de 200 gramas de média.

    Desmame tardio: O desmame tardio é normal em criações extensivas, sendo feito aos 70 dias de vida dos cabritos, embora não seja indicado, uma vez que a mortalidade é grande devido à contaminação dos animais jovens por ovos de helmintos, obtendo, com esse sistema, ganhos por volta de 98 gramas de peso diário.

    Desmame super tardio: São os desmames mais tardios acima de 90 dias de vida dos cabritos e mamadas controladas por apenas algumas horas do dia. Apesar de ainda praticados, são inviáveis para uma produção com eficiência, aumentando-se os gastos e o risco da atividade."

    [Caprinocultura: criação e manejo de caprinos de corte / Serviço Nacional de Aprendizagem Rural. – Brasília: Senar, 2020. 92 p; il. 21 cm (Coleção Senar, 267) ISBN: 978-65-86344-08-0]

    https://www.cnabrasil.org.br/assets/arquivos/267_Caprinocultura_criacao-e-manejo-de-caprinos-de-corte.pdf