Os antibióticos ionóforos são os mais comuns agentes antimicrobianos utilizados para ruminantes de produção. Incrementos na eficiência alimentar e crescimento são atribuídos principalmente às modificações na fermentação ruminal que seu uso proporciona. Sobre a monensina, analise as assertivas.
I - O efeito biológico da monensina é interferir no transporte de hidrogênio, através do bloqueio do transporte de prótons (H+ ), tornando a reciclagem de cofatores enzimáticos mais difícil para a célula.
II - A monensina tem promovido aumento da eficiência ruminal, causado pela depressão da produção de ácido lático sob condições que induzem acidose, bem como redução da viscosidade do fluido ruminal em animais com timpanismo.
III - A monensina tem promovido aumento da síntese de proteína microbiana e na digestão do nitrogênio em dietas à base de concentrado para ovinos, e essas respostas também estão associadas ao aumento do número de protozoários nesses animais.
IV - A monensina atua sobre a microbiota ruminal, diminuindo a concentração de bactérias gram positivas, produtoras de metano. Com a queda da produção de metano, os produtos resultantes da fermentação de carboidratos são utilizados na produção de propionato, evitando desperdício de energia na formação de gases.
Estão corretas as assertivas