-
Passivo: não repete o sinal
Ativo : repete o sinal. Restaura a amplitude. Permite maior alcance que o passivo
-
Caramba... Uma questão dessa (HUB) em 2015!!!
-
Em termos de concurso público, em TI ou Noções de Informática, o hub ainda vai ficar um bom tempo aparecendo nas questões.
E quando não for o gabarito, será, provavelmente, uma das alternativas, pelo menos em questões de equipamentos de rede. A comparação dele com o switch, e a relação que tem com o modelo OSI e outros tópicos faz com que um número bastante grande de questões seja possível de ser criado.
-
Hubs Passivos
Um hub passivo é simplesmente um conector. Ele conecta os cabos provenientes de diferentes ramificações. Em uma LAN Ethernet com topologia estrela, um hub passivo é simplesmente um ponto onde os sinais provenientes de diferentes estações colidem; é o ponto de colisão. Esse tipo de hub faz parte dos meios de transmissão; sua posição na arquitetura TCP/IP é abaixo da camada física.
Hubs Ativos
Um hub ativo é, na verdade, um repetidor multiportas. Normalmente, é usado para criar conexões entres estações em uma topologia física em estrela. Vimos exemplos de hubs em algumas implementações Ethernet (10Base-T, por exemplo). Entretanto, os hubs também podem ser usados para criar vários níveis de hierarquia. O uso hierárquico dos hubs elimina a limitação de comprimento do 10Base-T (100 m).
Fonte: Forouzan, Behrouz A. Comunicação de dados e redes de computadores. Páginas 446 e 447
-
HUBS PASSIVOS - basicamente equipamentos simples - não recondicionam o sinal
HUBS ATIVOS - possuem repetidores embutidos nas portas em que são conectados os cabos que ligam o HUB. Restauram a amplitude.
HUBS HÍBRIDOS OU INTELIGENTES - possuem um módulo de gerenciamento embutido.