Compostagem é o processo biológico de valorização da matéria orgânica, seja ela de origem urbana, doméstica, industrial, agrícola ou florestal, e pode ser considerada como um tipo de reciclagem do lixo orgânico. Trata-se de um processo natural em que os micro-organismos, como fungos e bactérias, são responsáveis pela degradação de matéria orgânica.
Os processos comerciais disponíveis que atendem ao tratamento dos resíduos dos serviços de saúde estão descritos a seguir:
1. Incineração:
1.1 Incineradores de grelha fixa
1.2 Incineradores de leito móvel
1.3 Fornos rotativos
2. Pirólise
3. Autoclavagem
4. Microondas
5. Radiação ionizante
6. Desativação eletrotérmica
7. Tratamento químico
COMPOSTAGEM:
Definição
É o processo natural de decomposição biológica de materiais orgânicos (aqueles que possuem carbono em sua estrutura), de origem animal e vegetal, pela ação de microorganismos. Para que ele ocorra não é necessário a adição de qualquer componente físico ou químico à massa do lixo.
Fase
O processo de compostagem aeróbia pode ser dividido em duas fases.
1ª ‐ Bioestabilização Redução da temperatura da massa orgânica que, após ter atingido temperaturas de até 65°C, estabiliza‐se na temperatura ambiente. Duração: cerca de 45 dias em sistemas de compostagem acelerada e 60 dias nos sistemas de compostagem natural.
2ª ‐ Maturação Nesta fase ocorre a humificação e a mineralização da matéria orgânica. Duração: mais 30 dias
Resíduos passíveis de compostagem
*Resíduos orgânicos
Resíduos NÃO passíveis de incineração
* Resíduos secos / inorgânicos
O saber a gente aprende com os mestres e os livros. A sabedoria se aprende é com a vida e com os humildes.
Cora Coralina