SóProvas


ID
1624144
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2015
Provas
Disciplina
Instrumentação Industrial

Assinale a alternativa CORRETA quanto aos medidores de vazão:

Alternativas
Comentários
  • Seguem os apontamentos:

    Opção A: Incorreta.

    - Os elementos primários ou os principais dispositivos que permitem medir a medição de vazão são: Placa de Orifício; Tubo Venturi; Bocal; Tubo de Pitot.

    - O dispositivo Bocal apresenta perda de carga permanente quase nula.

    Opção B: Incorreta

    - Vazão de líquidos e gases. A turbinas que são exclusivas para líquidos.

    Opção C: Correta

    Opção D: Incorreta.

    - Os elementos primários ou os principais dispositivos que permitem medir a medição de vazão são: Placa de Orifício; Tubo Venturi; Bocal; Tubo de Pitot.

    Opção E: Incorreta

    - segue a definição da lei de Farady: a corrente elétrica induzida por um campo magnético em um circuito fechado é proporcional à taxa de variação temporal do número de linhas de fluxo magnético que atravessam a área delimitada pelo circuito.

  • a) O bocal de vazão provoca uma pressão diferencial menor que uma placa de orifício (correto=>menor que a placa de orificio e maior que o venturi), nas mesmas condições (vazão, pressão, temperatura) e, em consequência, maior perda de carga (errado, provoca menor perda de carga, menor diferencial de pressão = menor perda de carga / maoir diferencial de pressão. PERDA DE CARGA = DIFERENCIAL DE PRESSÃO). 

     b)  O mais conhecido dos medidores de vazão de área variável é o rotâmetro, utilizado para medir exclusivamente vazões de líquidos.(Líquidos e Gases). 

     c) A especificação de um medidor Venturi é feita pelos diâmetros do conduto e da garganta, e este último deve ser projetado para propiciar uma pressão (pressão mínima) maior que a pressão de vapor do fluido que escoa, evitando desta forma que ele vaporize na temperatura do escoamento, o que caracterizaria o fenômeno denominado de cavitação.  

     d) Os medidores geradores de diferencial de pressão mais utilizados são eletromagnético, diafragma e vórtice.  (Eletromagnetico não gera diferencial de pressão)

     e) Os medidores magnéticos são baseados na Lei de Faraday, que enuncia que, quando um condutor móvel se desloca num campo magnético, aparece nas suas extremidades uma força elétrica inversamente proporcional à intensidade do campo magnético, ao seu comprimento e à velocidade de deslocamento. (Diretamente proporcional)