SóProvas


ID
162502
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Caixa
Ano
2010
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Acerca dos sistemas operacionais Windows e Linux, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Letra"D"

    Software Livre, ou Free Software, conforme a definição de software livre criada pela Free software foundation, é o software que pode ser usado, copiado, estudado, modificado e redistribuído sem restrição. A forma usual de um software ser distribuído livremente é sendo acompanhado por uma licença de software livre (como a GPL ou a BSD), e com a disponibilização do seu código-fonte.

    Software Livre é diferente de software em domínio público. O primeiro, quando utilizado em combinação com licenças típicas (como as licenças GPL e BSD), garante os direitos autorais do programador/organização. O segundo caso acontece quando o autor do software renuncia à propriedade do programa (e todos os direitos associados) e este se torna bem comum.


  •  Restauração do sistema: É uma forma de desfazer alterações dos arquivos de sistema no computador sem afetar os arquivos pessoais, como email, documentos ou fotos. Normalmente ocorre após a instalação de novo programa ou driver.

    O software no BrOffice com funcionalidades equivalentes ao Excel é o Calc, e não o PlanCalc. Salvo engano, o PlanCalc é o equivalente a calculadora do Windows.

    Vc pode navegar na internet pelo Windows Explorer, bastando digitar o endereço desejado na barra de endereços.

    Windows UpDate é um serviço de atualização dos sistemas operacionais da Microsoft responsável por atualizar o sistema. A cada mês, a Microsoft lança um "pacote" de atualizações, que pode consistir em correções de defeitos, falhas de segurança, etc. Para se ajustar atomaticamente a data/horas usa-se a opç?o "Data e Hora" no Painel de Controle ou na "Propriedades de data e hora" (dando um duplo clique sobre o relógio na barra de notificações) na guia "Horário na Internet".
  • a) A Restauração do Sistema permite ao Windows  restaurar arquivos do sistema operacional para um ponto anterior no tempo. É uma forma de desfazer alterações do sistema operacional no computador sem afetar os arquivos pessoais. Portanto este procedimento não se aplica ao Linux. (Errada)

    b) No Linux, o programa Calc permite a elaboração de planilhas eletrônicas de forma similar ao Excel. (Errada)

    c)  O Windows Explorer é um gerenciador de arquivos e pastas do sistema Windows. Permite copiar, renomear, mover e excluir arquivos e pastas. Outras funções como abrir arquivos e instalar novos programas. Cuidado com termos função exclusiva.

    (Errada)

    d) Como o Linux e a maior parte dos softwares incluídos em distribuições são livres, qualquer usuário pode criar e disponibilizar a sua própria distribuição (Correta)

    e) O  Windows Update é um serviço de atualização do sistema operacional da Microsoft. Portanto não atualiza a data e hor do sistema. (Errada)

  • Questão passível de anulação,pois tanto o item C como o D estão corretos.
  • Na alternativa d) o erro está em afirmar que o nome do programa é " PlanCal", na verdade o programa chama-se Calc ou ( OpenOffice.org Calc) é uma planilha de cálculo similar ao Microsoft Excel. O Calc possui uma série de funções que não estão presentes no Excel, incluindo um sistema de definição de series para gráficos baseada na disposição dos dados na planilha. O Calc é capaz de escrever a folha de cálculo como um arquivo PDF.
     

  • LETRA D!

    Comentários do Prof. Leandro S. Vieira:
    A opção A está incorreta, pois a ferramenta Restauração do Sistema não tem como objetivo ler arquivos do Linux;
    A opção B está incorreta, pois o nome correto do aplicativo é Calc;
    A opção C está incorreta, pois o Windows Explorer é capaz também de funcionar como um browser, tanto que possui o menu Favoritos;
    A opção E está incorreta, pois para se ajustar a data, hora e fuso horário, usa-se a opção Data e Hora no Painel de Controle.
     

  • Obs: Consideraram a alternativa “D”, como correta, mas está errada.É certo que: Por ser software livre, o usuário tem a liberdade de copiar e modificar uma distribuição do Linux, porém este não fica totalmente insento de permissões. Pois tem-se a licença GPL/ GNU: que é uma licença do Software Livre criada pela FSF “Free Software Foundation- Fundação de Software Livre” para garantir as 4 liberdades que este software tem( executar; estudar; modificar e distribuir cópias- sejam pagas ou grátis). Em síntese: além de proteger as liberdades, esta licença não autoriza  que ocorra o repasse com o código-fonte fechado, por que este código é aberto. No entanto, se isto ocorrer, restringirá 2 das 4 liberdades: a de estudar o funcionamento do programa e de modificá-lo.

  • Ridícula uma questão dessa. É apelar para a loteria, porque ao pé da letra nenhuma dessas alternativas estão corretas, a letra D tbm está errada uma vez que dependendo da distro do linux, ela irá possuir alguns entraves, além do motivo que muito bem o companheiroacima falou. Na hora de responder uma questão dessas é marcar e rezar uma Ave Maria e um Pai Nosso...
  • O Windows Explorer não tem a função de funcionar como navegador, mas tão somente de possibilitar ao usuário ter acesso ao navegador Internet Explorer. 

    Quando o usuário digita uma URL válida no campo de "endereço" do Windows Explorer, automaticamente o Windows Explorer aciona o Internet Explorer (ou seu browse padrão instalado), fazendo abrir uma janela nova ou, caso já esteja aberta, uma nova guia nesta.

    Logo, ele não tem esta função como integrante do seu rol de ações, mas faz um "favor" ao usuário, ao perceber que este "errou" ao tentar escrever uma URL. (Creio que o programador percebeu que a interface era parecida com a do Internet Explorer e quis dar uma ajuda ao usuário).

     

    POLÍCIA FEDERAL!

  • A questão certa não faz menção ao Windows, interessante.